Prouni 2021: O que eu preciso para fazer minha inscrição no processo seletivo?

O Prouni 2021 nem teve datas divulgadas ainda, mas já preocupa inúmeros estudantes que desejam ingressar no ensino superior no próximo ano. Se você é um deles, fique de olho nas nossas dicas.

Prouni 2021: O que eu preciso para fazer minha inscrição no processo seletivo?
Prouni 2021: O que eu preciso para fazer minha inscrição no processo seletivo? imagem/Reprodução Google

Veto presidencial

Primeiramente, é preciso lembrar que meses atrás o Presidente Jair Bolsonaro vetou a obrigatoriedade de que a nota para o Prouni no ano de 2021, seja a do Enem de 2020.

Isso porque, o Exame Nacional do Ensino Médio teve sua data alterada por conta da pandemia. E muitos estudantes não participarão ou não estão preparados o suficiente.

Funcionamento do Prouni

O Programa Universidade Para Todos visa a inserção de estudantes brasileiros no estudo de nível superior em instituições da rede privada de ensino. Nele são concedidas bolsas de estudo que vão de 50% a 100%.

Prouni 2021

Por conta do veto, para o próximo ano, os estudantes poderão fazer uso da nota alcançada no Enem de anos anteriores ao de 2020.

Mas ainda não se sabe exatamente quais os anos que serão aceitos. De um modo geral, para se inscrever o candidato precisa ter feito o Enem. Ter atingido, pelo menos, 450 pontos de média geral e não ter zerado a redação.

Além disso, ele precisa atender a mais dois requisitos, que é referente a renda familiar, que precisa ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

E também ser estudante egresso da rede pública de ensino ou bolsista integral da rede particular.

Quando serão as inscrições?

A data oficial ainda não foi divulgada, o que já se sabe é que as inscrições devem acontecer no início do semestre letivo de 2021.

Que também ainda não está definido por conta a suspensão das aulas presenciais.

De todo modo, essas inscrições devem acontecer após a aplicação da prova do Enem 2020.

Que está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, no caso do Enem impresso; e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 o Enem digital.

Se as inscrições dependerem da divulgação dos resultados, o que provavelmente não ocorra.

Elas devem ser abertas apenas em abril, já que o resultado do Enem 2020 será divulgado em 29 de março de 2021.

Para mais informações sobre o Prouni 2021, siga acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.