CNH gratuita: Um NOVO estado brasileiro passa a ter direito ao benefício; confira

O Departamento de Trânsito do estado de Roraima abriu inscrições para o programa de CNH gratuita. São 400 oportunidades para garantir a Carteira Nacional de Habilitação sem nenhum custo. O programa é voltado para a população roraimense que se encontra em situação de baixa renda.

CNH gratuita abre 400 VAGAS para moradores de Roraima; inscreva-se
CNH gratuita abre 400 VAGAS para moradores de Roraima; inscreva-se (Imagem: Reprodução/Google)

CNH Cidadã foi o nome dado pelo Detran-RR para intitular a CNH gratuita. O programa é previsto pela Lei nº 1.011/2015, de autoria do deputado estadual Jorge Everton (MDB), sendo regulamentado pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), no mês passado.

Os candidatos selecionados terão todos os custos pagos pela Secretaria de Saúde (Sesau). Entre os gastos estão: curso teórico-prático e os exames médicos e psicológicos.

O programa permite a emissão da primeira CNH nas categorias A, B e AB e a renovação para condutores que trabalhando na categoria de motorista.

Vagas para a CNH gratuita

Segundo o Detran-RR, as 400 vagas estarão dividas da seguinte maneira: serão 65% destinadas para Boa Vista (Capital), 35% para as demais cidades do estado e 5% para pessoas com deficiência.

Todo o processo do programa, desde a inscrição até a entrega dos documentos serão de responsabilidade do Detran. As vagas serão distribuídas entre as seguintes modalidades:

  • 40% para as pessoas de baixa renda e que estejam desempregados, há mais de 01 ano;
  • 40% para os beneficiários do Bolsa Família;
  • 18% para a renovação de CNH, destinado a quem possui baixa renda e exerça a função remunerada de motorista;
  • 5% para pessoas com deficiência;
  • 2% para pessoas liberadas do sistema penitenciário.

Inscrições CNH Cidadã

As inscrições para a CNH gratuita estão abertas no estado de Roraima e devem ser feitas através da internet, no site do Detran-RR.

Ao acessar a plataforma, os candidatos devem clicar em “Habilitação-CNH”, depois em “CNH Cidadã” e, por último, em “Solicitar CNH Cidadã”.

De acordo com o que foi informado, o processo de seleção dos candidatos será composto por três etapas: inscrição, seleção e comprovação dos dados cadastrais, sendo que é de responsabilidade do candidato preencher o formulário de inscrição com as informações corretas.

Caso ocorra algum erro no ato da inscrição, o candidato poderá alterar ou corrigir os dados informados uma única vez durante o período de inscrição, no próprio site do Detran-RR.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.