Rio de Janeiro anuncia volta às aulas presenciais a partir de hoje (17); confira protocolo

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do último ano do Programa de Educação de jovens e Adultos, retornam às salas de aulas presenciais a partir de hoje (17) no Rio de janeiro. Confira agora quais medidas serão adotadas.

Rio de Janeiro anuncia volta às aulas presenciais a partir de hoje (17)!
Rio de Janeiro anuncia volta às aulas presenciais a partir de hoje (17)! (Imagem/Reprodução Google)

Na última segunda-feira, 16, o Comitê Científico da Prefeitura do Rio autorizou o retorno gradual das atividades presenciais na rede municipal do Rio de Janeiro.

As aulas presenciais haviam sido suspensas no município em março, agora, os estudantes, que somam 61 mil, poderão escolher entre o ensino remoto ou as aulas presenciais.

Quem está autorizado a retornar?

A decisão equivale a rede municipal de ensino, que contempla um número de 427 escolas.

Com a decisão pelo retorno, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental; do último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos, o PEJA.

E também estudantes que fazem parte do Projeto de Correção de Fluxo do Carioca 2 poderão voltar às salas de aula a partir dessa terça-feira, 17.

Medidas adotadas

O retorno está autorizado, no entanto algumas medidas precisam ser seguidas pelas unidades escolares e estudantes, são elas:

  • Os espaços escolares precisam ser reorganizados para possibilitar que o distanciamento previsto (mínimo de 1,5m) seja cumprido;
  • As escolas precisam disponibilizar todos os produtos necessários para a higienização das mãos dos estudantes e demais pessoas envolvidas no ensino, seja álcool a 70% ou pias com água e sabão;
  • Pessoas que estão inseridas no grupo de risco, sejam elas professores, estudantes ou funcionários, não deverão retornar para as atividades presenciais nesse momento;
  • O uso da máscara continua a ser obrigatório a todos que frequentarem os espaços escolares.

Como será a retomada das aulas presenciais

Em um primeiro momento, as aulas não devem acontecer todos os dias, mas apenas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras serão presenciais.

Nas quartas as escolas devem ser fechadas para que uma higienização total seja feita.

As turmas também não frequentarão as salas de aula de forma integral, mas sim divididas em grupos A e B.

As aulas do nono ano serão pela manhã e tarde com três horas de duração; já as turmas de PEJA terão aulas noturnas.

Fique de olho na editoria de Carreiras do portal  FDR para saber mais sobre a retomada da educação em todo o Brasil.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.