Novo Bolsa Família volta a ser discutido e ministro da Cidadania anuncia data de lançamento do projeto

Brasileiros têm uma definição quanto ao novo projeto social que deverá funcionar em 2021. Após período de mudanças, o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni informou que está cancelada a aplicação do Renda Brasil e Cidadã ao longo dos próximos meses. De acordo com ele, o governo deverá manter o funcionamento do Bolsa Família que passará por uma série de reformulações.   

Novo Bolsa Família volta a ser discutido e ministro da Cidadania anuncia data de lançamento do projeto (Imagem: Google)
Novo Bolsa Família volta a ser discutido e ministro da Cidadania anuncia data de lançamento do projeto (Imagem: Google)

Tendo em vista a falta de orçamento para custear um novo projeto social, o ministério da cidadania optou por manter o atual Bolsa Família sem aumentar sua folha de pagamento. A ideia é que o programa sofra algumas mudanças, sendo integrado a uma plataforma digital.  

As normas exatas de validação da pauta ainda não foram liberadas. Conforme explicou o ministro, o presidente Jair Bolsonaro deverá divulga-las no início do mês de dezembro. Até o momento sabe-se que serão inclusas questões de mérito para aumentar os valores.  

A ideia é ofertar uma espécie de premiação em dinheiro para os cadastrados que apresentem um desempenho escolar, e portas de entrada, como voucher para gestantes da baixa renda, e de saída, uma espécie de intermediação entre beneficiários e empresas que buscam trabalhadores. 

Bolsa Família digital 

Outro informe também liberado por Onyx é a criação de uma plataforma digital que será utilizada para administrar o projeto. Inspirado no auxílio emergencial, o governo deseja registrar todos os segurados por meio dos dados de seu Cadastro Único para que as pessoas tenham acesso a ferramenta.  

— É um programa inovador que passa muito por essa experiência do auxílio emergencial.  Vamos fazer o encontro entre quem precisa do emprego e quem tem o emprego para oferecer — disse o ministro Onyx em evento no Palácio Guanabara. 

Avaliação do presidente será necessária 

É válido ressaltar, no entanto, que todas as medidas só serão aplicadas caso o presidente Jair Bolsonaro confirme sua aprovação. O gestor ainda não leu a pauta, que deverá ser entregue em Brasília ao longo das próximas semanas.  

— O presidente sempre quis porta de entrada, porta de saída, incluir mérito no programa. Desde novembro do ano passado estamos trabalhando nisso. O programa está pronto, já foi apresentado para o presidente, só falta ele dar o ok — disse Onyx.  

Distribuição de recursos em pauta 

Por fim, questionado sobre os recursos, o gestor explicou que a falta de verba não será um problema. Sua equipe irá incluir famílias em situação de maior vulnerabilidade, por isso deverá ampliar os valores para até R$ 28 bilhões em 2021.  

— Nada a ver com grana, podemos fazer o programa que já está previsto no ano que vem, que são R$ 34 bilhões. Dá para fazer um Bolsa Família inteirinho mesmo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.