INSS divulga NOVOS prazos para realizar perícia médica após solicitação de benefício

De acordo com o Tribunal Regional Federal o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem até 45 dias para realizar a perícia médica, após a solicitação do benefício pelo segurado. Caso não aconteça, o cidadão terá direito a concessão automática do benefício solicitado.

publicidade
INSS divulga NOVOS prazos para realizar perícia médica após solicitação de benefício
INSS divulga NOVOS prazos para realizar perícia médica após solicitação de benefício (Imagem: Reprodução/Google)

A perícia médica é uma das etapas mais importantes para a concessão de benefícios, como: auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Após a solicitação do benefício, o segurado deve realizar a perícia em até 45 dias.

Porém, devido à pandemia e com o retorno gradual do atendimento presencial nas unidades do INSS, muitos beneficiários esperam por uma perícia médica em uma fila de espera gigantesca.

publicidade

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, até o dia 11 de novembro, 186 mil segurados estavam agendados.

As unidades do INSS começaram a reabrir no dia 14 de setembro, tendo realizado até o dia 11 de novembro, 299.636 mil perícias em todo o país. É importante lembrar que o retorno dos médicos peritos só aconteceu no dia 25 de setembro.

Essa demora em ofertar o serviço de perícia aconteceu devido as muitas divergências entre o governo e a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), que questionava as medidas de segurança contra a covid-19 adotadas pelo Instituto.

Antecipação do auxílio-doença e do BPC

Devido ao grande número de solicitações de benefícios que aguardavam o atendimento de perícia médica, agravada pela Covid-19, o INSS decidiu permitir a antecipação de R$ 1.045 para os segurados que solicitaram o auxílio-doença e R$ 600 para o BPC, precisando apenas a análise de renda e a apresentação de documentos comprobatórios.

A antecipação pode ser feita para requerimentos de auxílio-doença protocolados até 31 de outubro. O requerimento deveria ser feito pelo portal ou aplicativo Meu INSS, no qual, os beneficiários deveriam enviar o atestado médico, documentos exigidos e a declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados.

Teleperícia do INSS

Na última segunda-feira (16), o INSS iniciou o atendimento de perícia médica online e deve funcionar até o dia 31 de janeiro do próximo ano. Só é permitido a teleperícia para a concessão de auxílio-doença.

publicidade

O serviço está disponível para empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS e tenham em seu quadro de funcionários um médico do trabalho para acompanhar o segurado durante a teleperícia.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.