Não sacou o FGTS emergencial? Saiba como pode usar o seu dinheiro no Caixa Tem

O FGTS Emergencial foi criado pelo governo para estimular a economia neste período de crise que foi causada pelo novo coronavírus. Logo, seu pagamento foi restrito ao ano de 2020.

Não sacou o FGTS emergencial? Saiba como pode usar o seu dinheiro no Caixa Tem
Não sacou o FGTS emergencial? Saiba como pode usar o seu dinheiro no Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Google)

Podem fazer o saque, os trabalhadores que tenham contas ativas, do emprego atual, ou inativas, de empregos anteriores, do FGTS. 

O valor máximo a ser retirado pelos trabalhadores só poderá ser de R$1.045, mesmo que ele tenha mais de uma conta com valor mais alto. 

Como sacar?

O saque só pode ser feito depois da liberação do governo, o calendário definido para isso vai de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Mas, foi finalizado no último sábado, dia 14 de novembro. 

Isso significa que todos os interessados poderão ter acesso ao valor máximo de R$1.045 em espécie, ou transferir a quantia para outro banco.

Como transferir?

  1. Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
  2. Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
  3.  Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
  4. Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
  5. Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
  6. Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
  7. Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
  8. Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
  9. Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. Pronto. O dinheiro foi transferido;
  10. Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.

Como pagar suas compras? 

Os trabalhadores poderão utilizar o dinheiro para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. 

Para isso, basta acessar o aplicativo e escolher a opção “Pagar na maquininha”, a câmera do celular será ativada e deve fazer a leitura do código gerado pela maquininha de cartão.

Além disso, poderá ser realizado o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral. Nesse caso, usa-se a opção “Pagar suas contas”, digitando o código de barras.

Cartão de Débito Virtual

A Caixa informou que é  possível utilizar o cartão de débito virtual para movimentar o dinheiro do FGTS e do auxílio emergencial.

Com ele, o usuário pode fazer compras pela internet em mais de mil sites e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz.

Para solicitar o cartão é preciso acessar a tela inicial do app, e clicar no ícone denominado “Cartão de Débito Virtual”. Após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.

É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”. Será solicitada a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.

Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!