Teleperícia do INSS começa atendimentos online a partir de segunda-feira (16)

A partir da próxima segunda-feira (16), os atendimentos do projeto piloto de teleperícias, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a funcionar. O serviço seguirá nesse formato até 31 de janeiro de 2021. A notícia foi divulgada pelo Ministério da Economia, no dia 9 de novembro. 

Teleperícia do INSS começa atendimentos online a partir de segunda-feira (16)
Teleperícia do INSS começa atendimentos online a partir de segunda-feira (16) (Imagem: Antonio Cruz/ (Arquivo) Agência Brasil)

O projeto funcionará da seguinte forma: de um lado do vídeo ficará um médico da empresa e um funcionário. Já do outro lado estará um perito da Previdência. 

Ademais, o serviço é destinado apenas para os cidadãos que buscam pelo benefício do auxílio-doença temporário. Além disso, serve apenas para funcionários de empresas conveniadas com o INSS. 

Entenda: INSS x Perícia Médica

Após ficar seis meses de portas fechadas, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as agências do INSS retornaram às atividades presenciais durante o mês de setembro, em todo o país. 

Porém, os serviços retomara, mas a perícia não. Isso porque os médicos peritos alegaram que não houveram inspeções sanitárias que comprovassem as condições de retomada das atividades presenciais.

Logo, filas foram geradas, e a população que precisava do serviço, foi a mais prejudicada. 

O impasse entre o INSS e os médicos peritos foi parar na justiça, e o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o INSS criasse um protocolo para realização das perícias médicas por telemedicina. 

Conforme apontado pelo Ministério da Economia, o protocolo do projeto foi aperfeiçoado, de forma que fornecesse segurança ao trabalho realizado pelos peritos médicos para a população. 

Saiba como remarcar ou agendar perícia médica

O serviço de perícia médica está sendo retomado nas agências em todo o país, de forma gradual. Porém, neste primeiro momento, somente estão sendo atendidos os segurados que possuem agendamento.

Sendo assim os agendamentos realizados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

Desse modo, para fazer o agendamento da teleperícia, os segurados podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, e também pelo telefone 135. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo;
  2. Faça o login e clique em “Agendar Perícia”;
  3. Em seguida, escolha entre “Perícia Inicial”, “Perícia de prorrogação” ou “Remarcar Perícia”, e clique em “selecionar”;
  4. Logo após, siga os passos solicitados e faça o agendamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!