Quer trocar o banco de pagamento do consignado do INSS? Veja passo a passo para fazer!

Quer pagar menos no crédito consignado? Com as recentes alterações nas regras de crédito para os beneficiários do INSS, é possível. A opção pode ser vantajosa para quem tem débitos antigos e quer trocar por novos com menor taxas de juros.

Quer trocar o banco de pagamento do consignado do INSS? Veja passo a passo para fazer!
Quer trocar o banco de pagamento do consignado do INSS? Veja passo a passo para fazer! (Imagem: reprodução/Google)

Em algumas situações, a negociação com o banco pode não vingar. No entanto, a saída é realizar é uma portabilidade do valor da dívida do crédito. Nesse sentido, as parcelas são transferidas para outra instituição financeira.

Portabilidade do empréstimo consignado

O primeiro passo é realizar o pedido de portabilidade diretamente no banco ao qual o cliente quer levar a dívida.

É preciso que o cliente pergunte qual é o Custo Efetivo Total (CET). Com isso, será possível analisar quais são as melhores condições.

O CET permite ao cliente conhecer as tarifas e encargos que elevam a taxa de juros do empréstimo. Faça uma comparação dos valores do contrato atual com o novo.

Feito isso, analise o valor da parcela. Com isso, caso caiba no orçamento, é bom fechar o negócio.

É preciso estar atento às cláusulas contratuais, isso significa ler, reler e não fechar o negócio caso tenha algo em dúvida ou não estar de acordo com alguma parte.

Atenção, sempre guarde uma cópia do contrato para consultas futuras em caso de descumprimentos do que foi previsto no documento.

Cuidado com os golpes

Evite os propostas que são oferecidos pelo WhatsApp ou pelo e-mail. Sempre procure a procedência e referência da empresa que está ofertando o benefício antes de pensar em fazer negócio.

Em caso de dúvidas, sempre peça ajuda a alguém que possa compreender melhor as situações para a portabilidade.

É vantajoso?

Depende! Em alguns casos o novo contrato por meio da portabilidade pode ser vantajoso para os clientes.

Contudo, caso o cliente já tenha quitado, ao menos, metade das parcelas para a instituição financeira, um novo contrato pode não ser vantajoso.

E para quem já pagou um grande número de parcelas, a portabilidade pode não valer a pena.

Onde contratar o empréstimo?

Os beneficiários do INSS podem realizar a contratação ou renovação do empréstimo consignado por meio das seguintes plataformas disponibilizadas pela Caixa:

  • A plataforma Agora SIM;
  • O Internet Banking;
  • Correspondente Caixa Aqui Negocial.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.