Como escolher o melhor candidato à prefeito e vereador nas eleições 2020? Veja dicas

As eleições 2020 estão chegando! Neste domingo (15), os brasileiros vão às ruas para definir quem serão os prefeitos e vereadores que assumirão os cargos públicos para definir o rumo de diversas cidades do país, pelos próximos quatro anos. E você: Já sabe em quem votar? Como escolher o melhor candidato nessas eleições?

Como escolher o melhor candidato à prefeito e vereador nas eleições 2020? Veja dicas
Como escolher o melhor candidato à prefeito e vereador nas eleições 2020? Veja dicas (Imagem: Reprodução Google)

A princípio, antes de definir em qual candidato votar, é preciso entender qual a função do cargo de prefeito e do cargo de vereador. Em seguida, compreender o papel de cada um e a forma que esse trabalho impacta diretamente na sociedade. 

Por isso, confira abaixo um pequeno resumo das responsabilidades de cada cargo, para que assim você possa escolher qual o melhor candidato à prefeito e vereador, para sua cidade. 

O que faz um prefeito?

Primeiramente, é importante entender que no Brasil existem os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Este último, aliás, é o único que não é de responsabilidade municipal. 

Sendo assim, nos municípios existem os poderes Executivo e Legislativo. Um prefeito é o chefe do poder Executivo de uma cidade. Isso quer dizer que a função do prefeito é administrar a cidade.

Cobrar impostos e supervisionar os serviços como, por exemplo, limpeza pública, o sistema do transporte público, a educação, formação da guarda municipal e entre outros. 

O que faz um vereador?

Já os vereadores, fazem parte do poder Legislativo municipal. Ou seja, além de fiscalizar o trabalho realizado pelo prefeito da cidade, os vereadores podem criar, extinguir ou emendar leis. Mas fique atento! É por isso que existe a câmara dos vereadores, onde tratam desses assuntos, no âmbito municipal. 

É como se fosse a função dos deputados estaduais em relação ao governo estadual, e os deputados federais, em relação ao governo federal. Mas a função de um vereador é legislar sobre o MUNICÍPIO. Isto é: apenas em relação à cidade onde foi eleito. 

E como escolher o melhor candidato à prefeito e vereador nas Eleições 2020?

Bom, sabemos que cada indivíduo possui suas opiniões e percepções diferentes para a sociedade. Por isso, é difícil decidir qual melhor candidato, de acordo com suas escolhas.

Mas é importante entender que as funções de prefeito e vereador são para governar toda uma cidade, e é preciso pensar nisso antes de definir quem ocupará um desses cargos. 

Dessa forma, o primeiro passo é pesquisar o histórico pessoal do candidato. Na internet é possível encontrar diversas informações hoje em dia, e saber quem é o candidato é um dos passos mais importantes antes de votar. Pesquise também seu histórico político. 

O segundo passo é prestar atenção no partido político ao qual o candidato pertence. Pesquise os ideais daquele partido e os programas que defende para a cidade. 

Em seguida, conheça as propostas dos candidatos. Procure pelo plano de governo. Leia e entenda o que aquele candidato pretende fazer durante o seu mandato de quatro anos, no cargo. 

Por último, mas não menos importante, cobre um diagnóstico do candidato em relação à cidade. Será que o seu programa de governo está de acordo com o que a cidade precisa? Fique atento, estude e vote consciente.