Senai abre 27,7 MIL vagas em cursos gratuitos para todo Brasil; inscreva-se!

Oportunidade de qualificação gratuita. Nessa semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) informou que está com 27.765 vagas abertas para cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD). A atividade será realizada em diversas regiões do país e os interessados devem se inscrever pela internet.   

Senai abre 27,7 MIL vagas em cursos gratuitos para todo Brasil; inscreva-se! (Imagem: Google)
Senai abre 27,7 MIL vagas em cursos gratuitos para todo Brasil; inscreva-se! (Imagem: Google)

Se você deseja atualizar seu currículo, mas está com o orçamento curto, fique atento. O Senai está com cursos gratuitos em todo o país. Para poder participar é necessário acessar o portal do instituto de sua região. 

Há atividades para os mais diferentes níveis, tendo como critério de seleção faixa de renda e localização onde reside.  

Os cursos são tanto para quem está em nível técnico quanto para quem deseja realizar um aprofundamento na formação já obtida. Para saber todos os detalhes clique aqui e acesse os critérios de seleção destinados para as vagas de seu interesse. 

Distribuição de vagas por região 

Para quem mora no Distrito Federal há chances para 6 mil pessoas que desejam fazer uma qualificação ou aperfeiçoamento. Os cursos disponíveis são:  automação industrial, automotiva, construção civil, eletroeletrônica e outros. O prazo de candidatura é até o dia 4 de dezembro. 

Já em Santa Catarina o Senai tá ofertando 14 mil vagas para pessoas da área de educação, sendo 1.300 para o ensino médio integrado com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Há ainda oportunidades para os programas de aprendizagem industrial, de iniciação e qualificação, de aperfeiçoamento, de extensão e de pós-graduação.  

Na Bahia são 6.460 vagas para cursos técnicos presenciais e semipresenciais. Desse total, 735 fazem parte do Programa de Bolsas de Estudo. Os interessados em bolsas de estudo devem se inscrever até o dia 9 de dezembro.  

No Rio Grande do Sulsão 1.260 vagas abertas, sendo mil para cursos presenciais e 260 na modalidade EAD.

Os cursos irão abordar conteúdos de mecatrônica, manutenção automotiva, automação industrial, eletrônica, manutenção de máquinas industriais, química e vários outros. As inscrições estão sendo feitas no site do Senai-RS. 

Por fim, em São Paulo há vagas gratuitas para os cursos de eletricidade automotiva, mecânico de motor ciclo Otto, modelista e confeccionador de bolsas, entre outros.

Nesse caso, todas as atividades serão realizadas a distância e o processo de inscrição também é pelo site do Senai de São Paulo. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.