FGTS finaliza calendário do saque emergencial neste sábado (14); veja vantagens em receber

Pontos-chave
  • A Caixa Econômica libera o saque do FGTS para o último grupo de beneficiados;
  • O valor máximo a ser recebido é de R$1.045 por trabalhador;
  • O valor precisa ser movimentado até 30 de novembro, caso contrário, retorna ao banco.

O saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que tem data para acabar e está próximo. O cronograma para manifestar interesse em sacar o valor, que pode ser de até um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.045, acaba no sábado (14) para nascidos em novembro e dezembro.

FGTS finaliza calendário do saque emergencial neste sábado (14); veja vantagens em receber
FGTS finaliza calendário do saque emergencial neste sábado (14); veja vantagens em receber (Imagem: Montagem / FDR)

O saque emergencial é liberado para todo titular do FGTS com saldo, independente de ter a conta ativa ou inativa. O saque deve ser feito até o último dia deste ano. Diante da pandemia do novo coronavírus no Brasil, esta é uma boa oportunidade para quem precisa de uma renda extra.

Saque emergencial e pandemia

O pagamento do valor é feito exclusivamente através de crédito em poupança social digital da Caixa.

A movimentação pode ser feita também através do aplicativo Caixa Tem, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOs.

A segunda possibilidade tem sido a alternativa mais viável durante a pandemia da Covid-19 de forma que os atendimentos presenciais sejam evitados para conter o avanço da doença no país.

A Caixa ressalta ainda que os atendimentos presenciais devem ser realizados apenas com o uso obrigatório de máscaras, respeitando o distanciamento social de um metro e meio entre as pessoas e sem acompanhantes.

Quanto, como e quando irei receber?

Além do aplicativo Caixa Tem, o fundo oferece seu próprio aplicativo, o FGTS, também disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOs.

Nele, é possível consultar tanto o valor do saque emergencial disponível, quanto a data em que o recurso será creditado.

Essas informações também podem ser oferecidas através do site da Caixa, do Internet Banking e da central telefônica 111 (tecle a opção 2).

Ainda em relação ao saque emergencial, existe um calendário de crédito e disponibilização para saque regido pelo mês de nascimento dos beneficiários.

Os aniversariantes de janeiro a outubro já passaram pelas duas fases e devem fazer o saque até o dia 31 de dezembro.

Os aniversariantes de novembro e dezembro, terão a liberação para saque e transferência a partir de sábado (14). A data limite desses titulares também é o último dia do ano.

FGTS finaliza calendário do saque emergencial neste sábado (14); veja vantagens em receber
FGTS finaliza calendário do saque emergencial neste sábado (14); veja vantagens em receber (Imagem: Montagem / FDR)

Caso não haja movimentação na poupança até a data limite, os valores retornarão à conta do FGTS do trabalhador, devidamente corrigidos.

O trabalhador que não recebeu o valor na data prevista, mas tem direito ao saque, deve analisar se os dados cadastrais estão atualizados.

A atualização pode ser feita através do aplicativo FGTS, como também a solicitação para abertura da conta poupança digital, caso ela ainda não tenha sido creditada.

O público que têm direito ao saque emergencial, mas não quer receber o valor, não deve realizar movimentações na poupança digital do Caixa Tem até o dia 30 de novembro.

Se mudar de ideia, pode acessar o aplicativo FGTS normalmente para fazer a solicitação, sempre lembrando da data limite: dia 31 de dezembro deste ano.

Fraudes no saque emergencial do FGTS

Pessoas de má fé têm aplicado golpes no saque emergencial do FGTS. Por isso, a Caixa Econômica Federal lançou uma série de orientações para que os beneficiários não caiam em golpes.

A primeira delas é ter ciência de que o banco não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais, tampouco links ou solicita confirmação de dados ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

No caso dos trabalhadores que já foram vítimas do golpe, a instrução é ir presencialmente a uma agência da Caixa com documento de identificação original em mãos para abrir uma solicitação e ter o valor de volta.

Recomenda-se também o registro de um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da residência da vítima.

Ao fazer a solicitação do saque, é importante que o beneficiário o faça o quanto antes, para que um golpista não se antecipe e cause prejuízo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!