Oportunidade de ensino para estudantes de baixa renda. Nessa semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) informou que está com seleção aberta ofertando 735 bolsas de estudo na Bahia. As vagas serão referentes a cursos técnicos presenciais e semipresenciais, destinadas para jovens que declararem uma renda mínima. As inscrições são feitas pela internet até o mês de dezembro. Saiba como participar.
Se você deseja iniciar um curso técnico e não tem recursos financeiros o suficiente, o Senai pode ser sua oportunidade. Para participar do programa de bolsas é preciso se cadastrar por meio do portal da instituição.
As inscrições estarão sendo feitas até o dia 9 de dezembro e solicita uma série de documentações.
Requisitos para concorrer as bolsas
Quem for se candidatar precisará apresentar os registros de identificação pessoal, meios de contato e também será necessária uma comprovação de renda.
Nesse caso, o documento a ser exibido pode ser um extrato do imposto de renda ou folha bancária de salário. Só poderá participar aqueles que comprovarem se enquadrar na condição de baixa renda.
Outro ponto importante é que a seleção será feita a partir do desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 a 2019. Com o covid-19, a instituição não poderá aplicar as tradicionais provas de avaliação.
Dessa forma, a média dos selecionados levará em consideração a pontuação do último vestibular realizado.
Locais com oportunidades disponíveis
Segundo os informes do Senai as vagas estarão disponíveis em 12 cidades da Bahia, sendo elas: Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Além das bolsas integrais a instituição estará também com oportunidade para os alunos pagantes que terão acesso a descontos. O processo de matrícula para esse grupo deve ocorrer até o dia 20 de dezembro, sendo selecionados 6.460 estudantes.
As aulas deverão ocorrer no primeiro semestre letivo de 2021 e acontecerão em plataformas digitais e presenciais a se considerar o atual cenário do covid-19. A instituição ressalta ainda que o calendário letivo pode ser alterado a depender da pandemia.