Governo de São Paulo NEGA que estudantes serão reprovados neste ano

Governo de São Paulo afirma que vai adotar a progressão continuada, o que impedirá que estudantes sejam reprovados por desempenho nesse ano, mas precisam cumprir atividades. Atitude foi tomada para minimizar os efeitos da pandemia.

Governo de São Paulo NEGA que estudantes serão reprovados neste ano
Governo de São Paulo NEGA que estudantes serão reprovados neste ano (Imagem/Reprodução Google)

O debate sobre a educação pós pandemia ainda estão longe de acabar, mas o Governo de São Paulo acaba de dar um passo nessa trajetória.

Progressão

A medida adotada no estado foi a progressão, ou seja, os estudantes seguirão para a próxima série. No entanto, isso não se dará para todos, para conseguir progredir o estudante deverá entregar um número mínimo de atividades, foi o que assegurou o texto divulgado pela Seduc.

 “Os estudantes de todos os anos do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio devem ser matriculados no ano/série subsequente em 2021 em regime de progressão continuada”.

Quanto a esse número mínimo de atividades, cada escola que vai determinar. Também cabe a cada conselho escolar avaliar as situações dos alunos.

O que já se imagina, de acordo com a Secretária de Educação, é que 15% dos estudantes não entregou nenhuma atividade durante esse período. O que pode fazer com que ele seja reprovado.

Ano letivo de 2021

O Governo de São Paulo decidiu que os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados contínuos, mesmo com essa progressão.

Em janeiro do próximo ano, por exemplo, já se planeja um reforço na aprendizagem.

Assim, os estudantes terão um momento de revisar os conteúdos que foram passados durante a pandemia.

Para esse reforço e apoio docente em sala de aula o estado prevê a contratação de 10 mil professores.

Passado o período de revisão, o “ano letivo de 2021” (que será considerado como continuação de 2020) terá início em 1º de fevereiro.

Já nos primeiros dias uma avaliação diagnostica será aplicada para entender como está o nível de aprendizagem dos estudantes.

Toda a estrutura educacional do estado está sendo preparada para que o próximo ano letivo seja 100% presencial. Até então é com essa perspectiva que o Governo de São Paulo tem trabalhado.

Não fique desinformado sobre educação. Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.