Cartão de crédito: Você sabe o que é o CVV e qual sua função? Entenda aqui

Com a alta das vendas online neste ano, muitas pessoas que compraram através da internet, tiveram que digitar o CVV do cartão de crédito. Apesar de comum sua solicitação, nem todos sabem o que o código, de fato, significa. Descubra nessa matéria qual a sua função e se realmente oferece segurança aos usuários.

Muitas pessoas utilizam o cartão, mas não sabem o que significa exatamente o código CVV                             (Imagem: Reprodução Google/FDR)

O código CVV significa “Card Verification Value”. Traduz-se para o português como “Valor de Verificação do Cartão”. Ou seja, a sigla nada mais é que um código de segurança presente nos cartões de crédito.

As bandeiras dos cartões utilizam o CVV como uma referência ao CSC (Código de Segurança do Cartão), garantindo que os usuários realmente tenham o cartão em mãos no momento das compras online, evitando fraudes e transações irregulares.

Porém, a abreviação pode mudar conforme a instituição financeira. A bandeira VISA utiliza o CVV, por exemplo. Já a Mastercad usa especificamente o CVC; American Express utiliza o Card ID ou CID.

Outros formatos utilizados além do CVV, são o V-CODE (Verification Code); CVD (Card Verification Data) e CVVC (Card Verification Value Code).

O código CVV oferece segurança?

O código de verificação é impresso nos cartões de crédito de maneira estratégica. O CVV não é encontrado em outros lugares, apenas no cartão, ou seja, somente os usuários têm acesso à ele. O código não aparece nos recibos de compras e, diferente de outras informações do cartão, não possui alto-relevo.

É preciso tomar devidas precauções para que outras pessoas ou fraudadores não tenham acesso ao código. Para isso, evite digitá-lo em computadores públicos, verifique sempre o SLL (certificado de segurança) do site que está fazendo a compra, atualize o antivírus do computador ou smartphone sempre que necessário, não tire fotos do código e mantenha sigilo sobre os dígitos.

Onde encontrar o CVV?

O código, na maioria das vezes, é composto por uma sequência de três a quatro dígitos encontrados no verso do cartão. Em alguns casos, o CVV pode ficar na parte da frente, como nos cartões com a bandeira American Express.