UFMS divulga novidades sobre vestibular 2021 após excluir seleção pelo SiSU

Mais um vestibular sofrendo mudanças. Após a Unicamp, Fuvest, entre outras universidades alterarem sua forma de ingresso, agora é a vez da UFMS anunciar as modificações.

UFMS divulga novidades sobre vestibular 2021 após excluir seleção pelo SiSU
UFMS divulga novidades sobre vestibular 2021 após excluir seleção pelo SiSU (Imagem/Reprodução UFMS)

No próximo vestibular realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul os alunos não poderão mais escolher pelo ingresso através do SiSU, isso porque a instituição decidiu se desvincular do sistema. Tornando o vestibular a única forma de ingresso.

Marcelo Turine, reitor da UFMS, afirmou que a decisão pela desvinculação foi tomada por conta pandemia. Já que a universidade está mantendo seu calendário e aceitar o ingresso pelo SiSU poderia afetar as datas já marcadas. Na nota divulgada pela Universidade, eles esclarecem melhor essa questão:

“A adoção do Sisu para o primeiro semestre de 2021 acarretará início do semestre letivo somente em junho/2021, atraso ou inexistência de formaturas e prejuízo a “normalidade” conquistada por todos estudantes, professores e técnicos da UFMS em 2020”.

Novidade para 2021

O reitor, Turine, apresentou nessa semana uma grande mudança para o vestibular de 2021. Nessa edição do processo seletivo os alunos terão acesso a correção de suas provas de forma virtual, evitando, assim, os questionamentos das edições anteriores.

Também sobre as provas, a universidade assegurou aos candidatos que nada além do programado e divulgado será cobrado nas provas. Tranquilizando assim aquelas pessoas que temiam obter um resultado ruim na única forma de ingresso da UFMS.

Então, como ingressar na UFMS em 2021?

Para o segundo semestre de 2021 a utilização do Sistema de Seleção Unificada ainda está em aberto. Pois, a universidade vai analisar se o calendário não será afetado.

O que já se tem certeza é que no primeiro semestre de 2021 os estudantes poderão escolher entre duas opções de ingresso:

  • Processo Seletivo Vestibular (PSV) com oitenta por cento do número total de vagas e provas marcadas para serem feitas em 29 de janeiro de 2021.
  • Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) que representa os demais vinte por cento das vagas irão para, com a seleção acontecendo em 5 de fevereiro de 2021.

Os dois processos seletivos estão com inscrições abertas por meio do Site.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba mais sibre cursos disponíveis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.