Detran-SP: Saiba como fazer o seu licenciamento e obter o CRLV digital

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou que o Estado de São Paulo iniciou a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) através da internet.  A mudança atende a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que determina a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, conhecida como CRLV-e.

Detran-SP: Saiba como fazer o seu licenciamento e obter o CRLV digital
Detran-SP: Saiba como fazer o seu licenciamento e obter o CRLV digital (Foto: Google)

O Licenciamento digital (CRLV-e) já está disponível e pode ser emitido de forma online e ainda ser salvo ou impresso do site oficial do Detran SP, pelo portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, que se encontra disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. Vão estar disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

A impressão do documento do veículo pode ser realizada em casa em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.

Como acessar o aplicativo do CDT?

Para acessar o aplicativo CDT, o login é realizado com os dados do cadastro no site do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisam fazer o cadastro seguindo o passo a passo informado no portal.

Para efetuar a emissão do CRLV-e, é necessário que o veículo esteja com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento estar em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Desde dezembro de 2019, o Detran-SP oferece o CRLV-e, uma versão digital (eletrônica) do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e sua obtenção é opcional.

O documento pode ser adquirido pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” do Denatran disponível para telefone celular com sistema operacional Android e iOS. Nesta plataforma vão estar disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

Veja a disponibilidade do CRLV Digital pelo portal do Detran-SP

Para verificar se o CRLV Digital está disponível para download no aplicativo, acesse o serviço online “Pesquisa de débitos e restrições” no portal do Detran-SP. Confira no campo “Licenciamento digital” informações em relação a disponibilidade do CRLV Digital no aplicativo.