Aprenda a fazer um PIX no Nubank e aproveite as facilidades da solução de pagamentos

O Nubank liberou o PIX para alguns clientes, para um período de testes, com duração até este próximo domingo (15). Caso você tenha cadastrado sua chave no CPF, celular ou e-mail e recebeu um aviso de liberação, já pode utilizar o novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC) através da fintech brasileira.

Aprenda a fazer um PIX no Nubank e aproveite as facilidades da solução de pagamentos (Imagem: Google)

Confira o e-mail que foi encaminhado aos clientes:

“Olá!

Viemos te avisar que o PIX já está disponível para você, com 100% das funções liberadas. É só garantir que seu app do Nubank está atualizado. De agora em diante, você pode aproveitar as vantagens de enviar e receber dinheiro de forma prática, segura, instantânea e gratuita de qualquer instituição.

De 3 a 15 de novembro, o PIX ainda não estará disponível 24 horas por dia e passará por um período de horário limitado para alguns clientes que já tiverem acesso. Durante esse período, o PIX funcionará todos os dias das 9 horas às 22 horas. Às quintas-feiras, entre 9 horas e meia-noite e às sextas-feiras entre meia-noite e 22 horas.

Abraço, Equipe Nubank.”

Lançamento oficial 

O novo sistema será lançado oficialmente dia 16 de novembro a partir das 9h da manhã. Através dele, serão permitidos pagamentos e transferências em tempo real, para usuários pessoa física. Diferente das modalidades disponíveis hoje, como o TED e DOC, o PIX permitirá qualquer transação 24 horas por dia, 7 dias da semana, inclusive feriados, sem valor mínimo e de forma gratuita.

Transferência facilitada

O Nubank revela que não há muito segredo para utilização do PIX. O sistema fará transferências para diferentes instituições financeiras, assim como já faz nos dias de hoje o NuContas. Clientes que possuem NuConta, transferem valores para qualquer outra pessoa que esteja em sua lista de contatos do celular e também utilize NuConta, sem a necessidade de informar nome, CPF, agência e conta.

Já com o PIX, o usuário que deseja realizar uma transferência para outra pessoa, só precisará informar uma das chaves PIX do recebedor.

Boletos x QR CODE

O processo para pagamento de contas e boletos bancários é diferente. O documento em questão precisa conter um código QR Code. Segundo o Banco Central, essa modalidade terá uma função intitulada “PIX – Copia e Cola”:

“(…) o usuário poderá copiar esse código e depois colá-lo em campo específico de pagamento do prestador de serviço, assim como ocorre, por exemplo, quando o usuário paga um boleto, copiando e depois colando as informações do código de barras”.

As contas e os boletos só poderão ser pagos via PIX, se possuírem um QR Code PIX. Se conter apenas o código de barras, não será possível efetuar a transação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!