Loterias: Saiba como se proteger do golpe do falso bilhete que ainda faz muitas vítimas

O golpe do bilhete premiado ou golpe do falso bilhete é um dos golpes mais antigos aplicados no Brasil, mesmo assim muitas são as vítimas que ainda são prejudicadas pelo crime. Saiba como funciona e como se proteger deste golpe.

publicidade
Loterias: Saiba como se proteger do golpe do falso bilhete que ainda faz muitas vítimas
Loterias: Saiba como se proteger do golpe do falso bilhete que ainda faz muitas vítimas. (Imagem: Montagem/FDR)

Golpe do bilhete premiado ou falso bilhete

O conto do bilhete premiado é tão antigo que existem registros da sua aplicação desde 1965. De lá pra cá pouca coisa mudou na artimanha e podemos explicar como tudo funciona.

Neste golpe, o estelionatário se diz em posse de um bilhete premiado da loteria, mas que não pode ou não consegue retirar o prêmio.

publicidade

Em alguns casos, as vítimas encontram o golpista supostamente chorando ou se lamentando por não poder retirar o prêmio.

Além de pedir ajuda, o estelionatário promete uma compensação em dinheiro após receber seu prêmio.

A promessa de uma grande quantia de dinheiro fácil e rápido é o que faz com que muitas vítimas acabem mordendo a isca.

Após aceitar ajudar a receber o suposto prêmio, é exigido pelo golpista algo para servir de garantia: dinheiro, jóias ou qualquer outro bem de valor. O que a vítima não sabe é que depois de entregar essa garantia, o criminoso dará um jeito de fugir e levar consigo o que foi entregue.

Em alguns casos, o golpe também é aplicado por mais de um criminoso. Com uma outra pessoa que se aproxima e diz conhecer alguém da Caixa Econômica Federal, ou até mesmo trabalhar lá e comprova a validade do bilhete.

De qualquer maneira que seja aplicado o golpe, o prêmio e a recompensa nunca são verdadeiros. A vítima acaba perdendo suas economias, bens ou o próprio salário do mês todo.

publicidade

Confira o resultado da Timemania 1560 realizada no sábado (7); prêmio foi de R$9,2 milhões

Como não cair neste tipo de golpe?

Para não cair neste e em qualquer outro golpe vale sempre desconfiar de qualquer promessa de dinheiro fácil e rápido.

Sacar ou entregar dinheiro ou bens para desconhecidos também nunca será uma boa ideia. Não importa o que te digam, provavelmente se tratará de um golpe.

publicidade

Em último caso, ao perceber que pode estar caindo golpe, peça para antes ligar para um amigo, parente ou até mesmo a polícia. Nessa situação, os golpistas sempre tentarão te impedir de fazer a ligação e podem até mesmo fugir caso insista.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Sandro Messa
Sandro Messa possui bacharelado em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No mercado de trabalho, tem passagem pelo Banco Mercantil do Brasil, como gerente de relacionamento. Atuou também como assessor de investimentos no Itaú Personnalité e na XP Investimentos. Atualmente, trabalha como Consultor Financeiro e dedica-se à redação do portal FDR.