Saque do FGTS precisa de ativação no Caixa Tem? Saiba o que fazer antes de ir ao banco

Os beneficiários que possuem direito ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) antes de irem receber o seu dinheiro no banco, devem estar atentos à algumas regras.

Saque do FGTS precisa de ativação no Caixa Tem? Saiba o que fazer antes de ir ao banco
Saque do FGTS precisa de ativação no Caixa Tem? Saiba o que fazer antes de ir ao banco (Imagem: Reprodução/Google)

O FGTS é um fundo criado pelo governo federal para formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador.

Recebem o dinheiro integralmente aqueles que são demitidos sem justa causa, ou para compra da casa própria, na aposentadoria e comprovação de doença grave. 

Criado nesse ano de 2020, o FGTS emergencial paga o valor máximo de R$1.045 por trabalhador, mesmo que ele tenha mais de uma conta com valor superior a esse. 

Calendário de saque emergencial do FGTS

Mês de nascimento Dia do crédito na conta poupança social digital data para saque em espécie
janeiro 29 de junho 25 de julho
fevereiro 06 de julho 08 de agosto
março 13 de julho 22 de agosto
abril 20 de julho 05 de setembro
maio 27 de julho 19 de setembro
junho 03 de agosto 03 de outubro
julho 10 de agosto 17 de outubro
agosto 24 de agosto 17 de outubro
setembro 31 de agosto 31 de outubro
outubro 08 de setembro 31 de outubro
novembro 14 de setembro 14 de novembro
dezembro 21 de setembro 14 de novembro

Como solicitar?

O trabalhador não precisa fazer nenhuma solicitação, o dinheiro é depositado na poupança digital criada no Caixa Tem para todos os que possuem saldo positivo no fundo de garantia. 

Saque do FGTS

De acordo com o calendário divulgado pela Caixa Econômica, os trabalhadores podem fazer o saque de até R$1.045. O último grupo a receber são os nascidos em novembro e dezembro.

Antes disso, eles puderam usar o dinheiro dentro do app Caixa Tem para compras na internet, pagamento de boletos e presencialmente com o QR Code.

Além da opção de sacar, o usuário pode transferir a quantia gratuitamente para qualquer conta corrente ou poupança. O valor caí em até um dia útil, tendo o mesmo tempo de espera de um DOC.

Para saque, basta o trabalhador comparecer a uma agência da Caixa, ou casa lotérica, com documento de identificação pessoal.

O recebimento pode acontecer no caixa eletrônico ou guichê de atendimento, nesse caso basta autorizar o saque gerando um código no app Caixa Tem.

O primeiro passo é abrir no aplicativo a opção “Saque sem cartão” e em seguida solicitar “Gerar código”. Pronto, insira o mesmo na máquina eletrônica ou informe ao atendente. O dinheiro será liberado, podendo solicitar a senha criada durante o cadastro do aplicativo.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.