INSS: O que é a carta de notificação que pode suspender seu pagamento?

Os beneficiários do INSS que receberem a carta de notificação e não apresentarem os documentos solicitados em até 60 dias, terão o pagamento suspenso. O Instituto Nacional do Seguro Social informou que as cartas fazem parte do processo regular do órgão para identificar pagamentos indevidos, conhecido como pente fino.

INSS: O que é a carta de notificação que pode suspender seu pagamento?
INSS: O que é a carta de notificação que pode suspender seu pagamento? (Imagem: Reprodução/Google)

Os aposentados e pensionistas do INSS que não entregarem os documentos em 30 dias terão o benefício cessado. As cartas são conhecidas por “Comunicado de exigência” e faz parte do pente fino para identificar fraudes e pagamentos indevidos.

Os documentos exigidos são os que mesmos solicitados para dar entrada aos pagamentos, como: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho. O envio dos documentos pode ser feitos pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Meu INSS e as exigências

Além das cartas (Comunicado de exigência), o Instituto também envia e-mail, SMS e avisos pelo aplicativo, com o intuito de que os beneficiários sejam comunicados. O maior problema é que esses comunicados são padrões, por esse motivo, sempre exige os mesmos documentos.

No aplicativo ou no site Meu INSS é possível cumprir as exigências solicitadas pelo Instituto, a fim de concluir a análise do benefício. Sendo assim, no app é possível enviar os documentos digitalizados que comprovem o direito ao recebimento do aposento ou pensão.

Essa ferramenta ajuda a agilizar o processo de análise e evitar a aglomeração de pessoas e formação de filas gigantescas nas unidades do INSS, principalmente, na atual situação envolvendo o Covid-19. Veja abaixo como proceder no aplicativo:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Faça o login com o seu CPF e senha (ou crie sua conta);
  • Além disso, é possível acessar sem o login, apenas indicando o seu nome, CPF e data de nascimento;
  • Selecione a opção “agendamentos/solicitações”;
  • Localize o processo e clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento;
  • Após essa etapa, clique na opção “cumprir exigência”;
  • Agora é a hora de enviar os documentos digitalizados ou fotografados, por isso, clique em “Anexar arquivo”;
  • Para enviar basta clicar em “Anexar” e escolher o arquivo a ser enviado;
  • Para finalizar, clique em “Confirmar” e, em seguida, “Enviar”.

É importante lembrar que cada documento pode ter até 5 MB.

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.