Cálculo do 13º salário: Descubra quanto pode receber na primeira parcela

Fim do ano chegando, e junto, vem uma gratificação salarial instituída não só aqui no Brasil, mas como também em outros países. Sendo paga a trabalhadores, até o período natalino. Estamos falando do 13º salário, cujo valor varia de acordo com o salário de cada cidadão. Que tal descobrir o quanto você pode receber na primeira parcela?

Cálculo do 13º salário: Descubra quanto pode receber na primeira parcela
Cálculo do 13º salário: Descubra quanto pode receber na primeira parcela (Imagem: Reprodução Google)

Bom, primeiramente é preciso entender que o 13º salário é um direito do trabalhador formal, que é pago pelas empresas ao qual contribuem com a força de salário. 

Existem, aliás, dois modos de se fazer esse pagamento, que são: o pagamento em parcela única e o pagamento em duas parcelas.

Os empregadores que optam por pagar em cota única, devem debitar o valor na conta do trabalhador até o dia 30 de novembro. 

Em contrapartida, os empregadores que optam pelo parcelamento do benefício, devem realizar o débito da primeira parcela até o último dia do mês de novembro. Em seguida, a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. 

Como calcular o 13º salário:

O cálculo do 13º salário se dá da seguinte forma: o salário integral do trabalhador dividido por 12, multiplicado ao número de meses trabalhados por ele ao longo do ano.

Isto é, o trabalhador recebe 1/12 avos por cada mês trabalhado. Quer dizer, se uma pessoa trabalhou durante seis meses, receberá 50% do valor devido. 

Aliás, é válido destacar que o trabalhador deixa de ter direito ao 1/112 avos relativos ao mês. Quando, neste mês em específico, o mesmo tiver mais de 15 faltas sem justificativas.

Ademais, em casos de horas extras e comissões, esses valores também são adicionados ao valor do salário. Que é utilizado como base para o cálculo do 13º salário. 

Sobre quem possui renda variável

Os trabalhadores que possuem uma renda variável (como aqueles que trabalham por comissão, por exemplo) ao longo do ano, o cálculo é realizado baseado na média anual do salário recebido. Desse modo, é somado os 12 salários pagos, e dividido por 12. 

E para quem não receber o 13º salário?

Neste caso, os profissionais que não receberem o benefício salarial até a data limite, podem correr atrás dos seus direitos. Reivindicando assim o pagamento do benefício junto a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. Em último caso, junto a Justiça do Trabalho.

 

Sair da versão mobile