Seleção do SiSU é mais difícil que o Prouni? Entenda essa relação

Os dois programas são maneiras de inserção das pessoas no ensino superior. O SiSU seleciona estudantes para ingresso nas instituições públicas, enquanto que o Prouni concede bolsas de estudo em faculdades particulares.

Seleção do SiSU é mais difícil que o Prouni? Entenda essa relação
Seleção do SiSU é mais difícil que o Prouni? Entenda essa relação. Imagem/Reprodução Google

Para entendermos se um é mais difícil que o outro, é preciso, antes de tudo, conceituar os dois programas.

SiSU X Prouni

Criado em 2010, o SiSU seleciona estudantes que ingressarão em universidades, sejam elas federais ou estaduais, da rede pública de ensino.

Já o Prouni, criado em 2004, concede bolsas de estudo em instituições de nível superior da rede privada, as bolsas variam entre 50% e 100%.

Nos dois programas a seleção é feita de modo virtual, e fazem uso da nota do Enem, as inscrições de ambos são gratuitas, mesmo que em um deles a seleção seja para estudar em faculdades particulares.

Em 2021 o Presidente Jair Bolsonaro determinou que a nota do Enem usada nesses dois processos não seja a do Enem 2020, pelo menos no processo seletivo para ingresso no primeiro semestre do ano.

A medida visa diminuir os prejuízos daqueles estudantes que não farão o exame ou não se prepararam adequadamente por conta da pandemia.

Mas qual dos dois é mais difícil?

Então, essa é uma questão um tanto complexa de se dizer, já que a seleção é feita para tipos diferentes de instituições de ensino.

Mas pensemos no seguinte: No SiSU, o candidato se inscreve para universidades públicas de todo o país e, geralmente, quando eram aplicados apenas os vestibulares, os cursos públicos eram os mais concorridos, tanto pelo curso do ensino ser “zero” quanto pela qualidade que muitas delas oferecem.

No Sistema de Seleção Unificada o candidato está em casa e se candidata a uma vaga em qualquer estado do Brasil, o mesmo acontece no Prouni.

Outra questão que pode classificar o Sistema de Seleção Unificada como mais difícil que o Programa Universidade para Todos é o público alvo deles. Para se inscrever e ser contemplado do Prouni é necessário estar dentro de determinada faixa de renda, tida baixa renda.

No SiSU não há definição de grupos atendidos, o necessário, apenas, é ter participado do Enem, alcançado nota superior a 400 e não ter zerado a redação, o que permite que um número muito maior de pessoas possam se inscrever.

Para mais informações sobre o SiSU, Prouni e Enem 2020, siga acompanhando a nossa seção Carreiras

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.