Parceria entre o Detran-BA e Sindauto irá oferecer CNH gratuita a mulheres que pretendem ser eletricistas

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) fez um acordo de cooperação técnica com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), empresa do grupo Neoenergia, tendo como intuito contribuir na preparação de mulheres que pretendem ser eletricistas e necessitam obter a carteira de habilitação (CNH). Parceria entre o Detran-BA e Sindauto irá oferecer CNH gratuita a mulheres que pretendem ser eletricistas

Parceria entre o Detran-BA e Sindauto irá oferecer CNH gratuita a mulheres que pretendem ser eletricistas (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)Alunas da Escola de Eletricistas da Coelba terão direito a CNH gratuita, através da parceria entre o Detran-BA e o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Sindauto).

Mulheres serão contempladas com a CNH

Hoje, 97 mulheres são atendidas na escola da empresa, sem custo. Destas, 54 ainda não têm CNH e serão contempladas com o documento. A formação das futuras condutoras terá o padrão do curso de direção, com aulas do Sindauto e exames do Detran-BA. Elas atuarão em elétrica predial e redes de distribuição de energia, dirigindo os veículos usados nas atividades.

“É gratificante participar desse projeto de inclusão da Coelba, que o Governo do Estado abraçou. A nossa autarquia entra com a sua contribuição social, junto com o Sindauto, para qualificar ainda mais essas mulheres, que em breve estarão aptas a dirigir e trabalhar como eletricistas”, disse o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão executivo dos estados brasileiros (e do Distrito Federal), onde cada estado tem seu próprio Detran, que segue às leis e aos decretos estaduais com o intuito de determinar o seu próprio regimento interno.

A definição deste departamento está prevista na Lei 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que efetua a regulamentação do Sistema Nacional de Trânsito e dos órgãos administrativos que o compõem.

Quais as principais atribuições feitas pelo Detran?

Por mais que cada Detran tenha seu próprio regimento, todos eles cumprem funções parecidas. Veja algumas dessas atribuições realizadas pelo órgão:

  • Primeira Habilitação
  • Reciclagem
  • Vistorias, emplacamentos e inspeções
  • Autuação e aplicação de medidas administrativas
  • Qual a importância desse departamento?

A relevância e atuação do Detran é importante para os cidadãos em questões voltadas à regularização de veículos e de documentação. Já que, ao se tratar de questões burocráticas, esse departamento é a principal referência para os condutores em prática e em formação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!