Detran-BA cria projeto de CNH gratuita para ESSE grupo de mulheres

CNH social deverá ser liberada exclusivamente para mulheres. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) divulgou um acordo de cooperação técnica com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para a elaboração de uma ação social. As mulheres contratadas pelo grupo Neoenergia terão acesso a carteira de habilitação gratuita.

Detran-BA cria projeto de CNH gratuita para ESSE grupo de mulheres (Imagem: Google)
Detran-BA cria projeto de CNH gratuita para ESSE grupo de mulheres (Imagem: Google)

Visando incentivar a contratação de mulheres no mercado de energia e permitir que as mesmas ocupem cargos maiores, a Coelba estará em parceria com o Detran gerenciando uma espécie de CNH Social feminista.

A ideia é permitir que 54 funcionárias tenham acesso a carteira de habilitação nem precisar custear as taxas.

Todas as participantes são alunas da Escola de Eletricistas da Coelba e terão direito de participar das atividades. Para elas, serão fornecidas aulas teóricas e práticas de obtenção da CNH.

Realização dos exames físicos e psicológicos e as taxas de serviço normalmente cobradas pelo Detran também estão suspensas.

“É gratificante participar desse projeto de inclusão da Coelba, que o Governo do Estado abraçou. A nossa autarquia entra com a sua contribuição social, junto com o Sindauto, para qualificar ainda mais essas mulheres, que em breve estarão aptas a dirigir e trabalhar como eletricistas”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Iniciativa visa ampliar a atuação de mulheres no mercado

De acordo com a Coelba, a ideia de criar a parceria com o Detran se deu mediante o número de mulheres em seu quadro de funcionárias.

Parte significativa das servidoras não podiam subir de cargo tendo em vista a necessidade de obtenção da CNH.

Com o programa, a empresa espera criar uma espécie de política de incentivo para que elas possam ser habilitadas e assim equilibrar o número de prestadores entre o público masculino e feminino.

As inscrições das candidatas já estão sendo realizadas através de um procedimento interno administrado pela empresa. Espera-se que até o primeiro semestre de 2021 todas tenham realizado as atividades obrigatórias do Detran e estejam com a CNH em mãos.

É válido ressaltar que a ação vem sendo realizada exclusivamente pela Coelba. No caso da CNH Social tradicional é liberada a participação de ambos os gêneros.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA