Detran-BA cria projeto de CNH gratuita para ESSE grupo de mulheres

CNH social deverá ser liberada exclusivamente para mulheres. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) divulgou um acordo de cooperação técnica com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para a elaboração de uma ação social. As mulheres contratadas pelo grupo Neoenergia terão acesso a carteira de habilitação gratuita.

Detran-BA cria projeto de CNH gratuita para ESSE grupo de mulheres (Imagem: Google)
Detran-BA cria projeto de CNH gratuita para ESSE grupo de mulheres (Imagem: Google)

Visando incentivar a contratação de mulheres no mercado de energia e permitir que as mesmas ocupem cargos maiores, a Coelba estará em parceria com o Detran gerenciando uma espécie de CNH Social feminista.

A ideia é permitir que 54 funcionárias tenham acesso a carteira de habilitação nem precisar custear as taxas.

Todas as participantes são alunas da Escola de Eletricistas da Coelba e terão direito de participar das atividades. Para elas, serão fornecidas aulas teóricas e práticas de obtenção da CNH.

Realização dos exames físicos e psicológicos e as taxas de serviço normalmente cobradas pelo Detran também estão suspensas.

“É gratificante participar desse projeto de inclusão da Coelba, que o Governo do Estado abraçou. A nossa autarquia entra com a sua contribuição social, junto com o Sindauto, para qualificar ainda mais essas mulheres, que em breve estarão aptas a dirigir e trabalhar como eletricistas”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Iniciativa visa ampliar a atuação de mulheres no mercado

De acordo com a Coelba, a ideia de criar a parceria com o Detran se deu mediante o número de mulheres em seu quadro de funcionárias.

Parte significativa das servidoras não podiam subir de cargo tendo em vista a necessidade de obtenção da CNH.

Com o programa, a empresa espera criar uma espécie de política de incentivo para que elas possam ser habilitadas e assim equilibrar o número de prestadores entre o público masculino e feminino.

As inscrições das candidatas já estão sendo realizadas através de um procedimento interno administrado pela empresa. Espera-se que até o primeiro semestre de 2021 todas tenham realizado as atividades obrigatórias do Detran e estejam com a CNH em mãos.

É válido ressaltar que a ação vem sendo realizada exclusivamente pela Coelba. No caso da CNH Social tradicional é liberada a participação de ambos os gêneros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.