As inscrições começaram ontem (4) e vão até 19 de novembro. Para participar dos cursos oferecidos pelo Senac e MPT, é necessário ser morador de um dos bairros que foram afetados por rachadura que se abriu em Maceió.
Ao todo, são 885 cursos destinados aos bairros Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro, localizados em Maceió, capital de Alagoas.
Também serão beneficiados trabalhadores residentes na capital, que perderam o emprego em virtude da pandemia do novo coronavírus.
As inscrições irão ocorrer de forma presencial, nas centrais de atendimento das unidades Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e União dos Palmares do Senac Alagoas, de acordo com os seguintes horários:
- Maceió: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h
- Interior: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h
Para realizar as inscrições nos cursos gratuitos do Senac e MPT, é necessário levar documentos pessoais como por exemplo:
- RG e CPF
- Comprovante de residência
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que comprove situação de desemprego
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?
Para participar é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:
- Ser trabalhador desemprego que reside nos bairros citados (Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto) e teve a quebra de seu contrato de trabalho por conta situação que se abateu nos bairros.
- Caso restem vagas, elas serão destinadas aos trabalhadores que perderam seus empregos por conta da pandemia causada pelo Covid-19.
- Caso, após todas as pessoas que se enquadrem nos citados requisitos terem sido contempladas pelo curso e restem vagas, elas serão destinadas aos moradores dos bairros que se encontram desempregados ou sejam trabalhadores informais, esteja empregado e tenha o interesse em se qualificar, seja microempreendedor individual.
Cursos disponíveis no Senac e MPT
- Agente de limpeza e conservação;
- Assistente administrativo;
- Assistente de recursos humanos;
- Atendente de farmácia;
- Auxiliar de cozinha;
- Bolos artísticos;
- Confeiteiro;
- Copeiro hospitalar;
- Cozinheiro;
- Cuidador de idosos;
- Estoquista;
- Frentista;
- Salgadeiro;
- Técnico em administração;
- Técnico em análises clínicas;
- Técnico em enfermagem;
- Técnico em guia de turismo;
- Técnico em informática;
- Técnico em segurança do trabalho.
Situações de Calamidade em bairros de Maceió
As rachaduras começaram, tanto nas ruas quanto em imóveis, em 2018, após as chuvas que atingiram, primeiramente no bairro de Pinheiros. Um ano depois atingiu Bebedouro e Mutange.
Nas analises da Defesa Civil descobriu-se que uma das rachaduras já apresenta 1,5 quilômetros de extensão e já atinge mais de 2.400 casas só no primeiro bairro a registar a situação.
Muitas pessoas tiveram de sair de suas residências em um primeiro momento sem auxilio algum das autoridades, que em 2019, a Brasken, reconheceu a necessidade de remoção das pessoas de suas casas e o direito a indenização.
Há a estimativa de que seja investido R$815 mil com indenizações das famílias afetadas.
Essa retirada fez com que várias pessoas perdessem seus empregos, seus comércios e suas casas. A ação conjunta do Senac e MPT visa justamente beneficiar essas pessoas.
Fique de olho na nossa editoria de Carreiras e veja mais oportunidades de qualificação profissional e emprego!