Itaú estuda melhor forma de proceder com seu investimento bilionário na XP

Nesta terça-feira (3), o Itaú Unibanco divulgou que estuda o que fazer com seu investimento bilionário na maior corretora independente de investimentos do Brasil, a XP, com as possibilidades envolvendo cisão e venda de uma fatia. 

Itaú estuda melhor forma de proceder com seu investimento bilionário na XP
Itaú estuda melhor forma de proceder com seu investimento bilionário na XP (Imagem: Reprodução/Google)

A instituição financeira disse que os estudos se encontram em “estágio avançado” e são em relação a segregação de participação de 41,05% na XP em uma nova empresa que terá capital aberto. Uma fatia restante de 5% iria ser ofertada aos mercados onde os papéis da XP são listados na forma de ofertas públicas.

A divulgação foi realizada cinco dias após o Itaú Unibanco anunciar a eleição de Milton Maluhy Filho como novo presidente-executivo, em substituição a Candido Bracher, que irá completar a idade limite estatutária de 62 anos no mês de dezembro. 

De acordo com o fato relevante, caso o conselho de administração decidir levar a cisão adiante, os acionistas do Itaú Unibanco receberão participação acionária na nova empresa, cujo único ativo seria “aquela linha de negócio representada por tais ações do capital da XP”. A nova empresa iria começar a fazer parte do acordo de acionistas da XP, conforme o Itaú.

Já a venda da fatia de 5% iria servir como uma forma de “monetizar parte de seu investimento, o que geraria aumento do índice de Capital Principal de Basileia III”, disse a instituição, cujas ações encerraram o dia com um aumento de 2,5%. Os papéis da XP encerraram com ganho de 3%, a 42,34 dólares.

Sobre o Itaú Unibanco

Fundado em 1924 por João Moreira Salles e Alfredo Egydio de Souza Aranha, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Na época, o banco Itaú era conhecido como Banco Central de Crédito, enquanto o Unibanco era chamado de Casa Moreira Salles. Nos anos 1960, os dois bancos se uniram.

Entre os segmentos de operação do Itaú Unibanco estão o bancário, investimentos, seguros, previdência, capitalização e consórcio. 

A fim de dar conta da demanda, o banco possui em torno de 5 mil agências no Brasil e no exterior e 26 mil caixas eletrônicos e pontos de atendimento. A instituição financeira se encontra presente em 21 países e é responsável por 60 milhões de contas-correntes.