Índice de falência de empresas atinge menor patamar dos últimos dez anos

Nestes últimos dez anos, os pedidos de falência de empresas tiveram o menor patamar em 2020. De acordo com o balanço divulgado pela Serasa Exeperian nesta quarta-feira (4), foram 754 solicitações entre os meses de janeiro e setembro. Nos nove primeiros meses de 2019, o número foi de 1.100 pedidos. Já com relação ao mesmo período de 2011, houve quase 50% menos solicitações.

Serasa Experian revela que índice de falência de empresas atinge menor patamar dos últimos dez anos
Serasa Experian revela que índice de falência de empresas atinge menor patamar dos últimos dez anos (Imagem: fauxels/Pexels)

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca que a diminuição dos pedidos de falência possui relação com a postura das empresas em buscar medidas para lidar com a situação de maneira mais eficiente que os meios judiciais.

Com algumas exceções, número de falências requeridas, de janeiro a setembro, vem registrando queda sequencial ao longo dos anos. No ano de 2016, o número foi de 1.405. Em 2017, a quantidade caiu para 1.329, seguida de 1.091 em 2018.

“O pedido de falência está caindo em desuso. Antes, quando uma empresa atrasava os pagamentos era muito comum o pedido de falência. Hoje, existem diversas ferramentas que a ajudam a evitar essa medida”, comenta.

Esses pedidos também tiveram queda na última comparação mensal. A quantidade requerida em setembro foi de 82. Em agosto, o número era de 102 — o que indica queda de 19,6%.

“Estamos tendo um ano bem diferente em todos os sentidos. Com o isolamento social as empresas tiveram que se redescobrir e inovar, pensando em estratégias para sobreviverem num momento tão difícil”, prossegue.

Pedidos de falência por porte

O balanço apontou que as micro e pequenas empresas mais pedidos de falência que as médias e grandes empresas somadas. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, as micro e pequenas empresas tiveram 417 requerimentos, as médias empresas registraram 146 e as grandes empresas 191.

Neste período analisado do ano passado, o número foi de 590 para as micro e pequenas empresas, 256 para as médias e 254 para as grandes.

Pedidos por setor

O setor de serviço teve a maior quantidade de solicitações de falência este ano, com 348 nos primeiros nove meses do ano. No mesmo período de 2019, houve registro de 481 pedidos.

Em seguida, a indústria teve a marca de 228. O comércio, por sua vez, somou 176 no período. O setor primário teve 2 pedidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.