Consumidor pode estar negativado no ControlCred sem saber! Entenda o caso

Como forma de avaliar os clientes, diversas instituições recorrem aos serviços de proteção de crédito para verificar e direcionar a condição do consumidor. Entre os serviços mais conhecidos, estão o SPF e Serasa. No entanto, a pessoa deve estar atenta a outro serviço para não estar negativada, o ControlCred.

Além de outros serviços conhecidos de proteção de crédito, o consumidor pode estar com o nome negativado pelo ControlCred
Além de outros serviços conhecidos de proteção de crédito, o consumidor pode estar com o nome negativado pelo ControlCred (Imagem: Breakingpic/Pexels)

O ControlCred é um novo serviço de proteção ode crédito com a proposta de reduzir o risco de inadimplência dos consumidores. A pessoa poderá realizar a negociação de forma totalmente digital, de forma segura e mais simplificada. As empresas credoras também terão a possibilidade de acertarem as dívidas.

Quando um consumidor tem alguma dívida com uma empresa, a mesma envia a pendência ao ControlCred. Em seguida o serviço comunica ao devedor sobre a quantia a ser paga.

Para que o aviso chegue, o interessado poderá ter acesso a os dados por meio do cadastro no portal.

Caso a cobrança seja indevida o por engano, a empresa deverá ser a acionada pelo titular do CPF para desvincular o nome da dívida em questão. Se a cobrança devida não for solucionada, o ControlCred informará aos clientes sobre a inadimplência do CPF.

Acesso ao portal

Para o consumidor utilizar o serviço do ControlCred e descobrir sobre a situação atual do CPF, deverá acessar o site e realizar o cadastro na opção indicada. Para isso, o sistema solicitará alguns dados pessoais, como o CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e número de celular.

Ao concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade, basta clicar na opção de criar a conta. O sistema criará uma senha provisória para o e-mail registrado. Com isso, será possível realizar o com esta senha e o número de CPF.

A redefinição da senha poderá ser feita posteriormente. Ao finalizar o cadastro, a pessoa terá acesso à situação atual do nome.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.