Bolsonaro afirma que 500 mil empregos foram retomados na pandemia; informação procede?

Desemprego e necessidade de isolamento social viram pauta em Brasília. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou sobre o atual cenário de demissões em massa em todo o país. Ao ser questionado sobre o grande número de desligamentos motivados pela pandemia, o gestor afirmou que há uma recuperação tendo em vista que novas 500 mil carteiras de trabalho foram assinadas.  

Bolsonaro afirma que 500 mil empregos foram retomados na pandemia; informação procede? (Imagem: José Dias/PR)
Bolsonaro afirma que 500 mil empregos foram retomados na pandemia; informação procede? (Imagem: José Dias/PR)

Desde que chegou o covid-19, muitos cobram do governo federal uma posição mais ativa no que diz respeito a elevação do desemprego em todo o país. Somente entre março e junho, dados do ministério da economia mostra que foram registradas cerca de 1,595 milhão de demissões líquidas. No entanto, Bolsonaro afirma que há uma recuperação em andamento.  

Ao ser confrontando sobre tais números, o presidente explicou estar ciente e afirmou que não pode ignorar o trabalho que sua equipe vem desenvolvendo para recuperar a economia. De acordo com ele, nos últimos dois meses já foram retomados 500 mil postos.  

“Alguns me criticam que o desemprego ainda tá alto. Eu sei. Mas nós recuperamos 500 mil empregos nos últimos três meses”, afirmou.  

Segundo os números liberados na última semana pelo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), somente em setembro a economia nacional criou novos 313.564 empregos com carteira assinada em setembro. Trata-se do terceiro mês consecutivo de aumento.  

Somando os meses de julho e setembro foram contratados novos 697.296 trabalhadores. Ao todo há uma recuperação de 43,73%.  

Isolamento social reforça o desemprego 

Bolsonaro afirmou ainda que um dos motivos pelos quais a economia foi tão afetada foi a implementação do isolamento.

Em sua visão, a decisão reforçou a necessidade de empresários desligarem os funcionários tendo em vista que não havia demandas para suprir. Para o gestor, manter um trabalhador em casa pagando o seu salário é uma decisão inviável.  

“Agora aquela política de alguns, ‘fica em casa, a economia a gente vê depois’, chegou boleto pra pagar aí. Pessoal não leva em conta isso”, comentou.  

Já no que diz respeito as novas estratégias para garantir a retomada dos setores econômicos, Bolsonaro ainda não informou quais os planos de sua gestão. Nesse momento, sua equipe vem trabalhando para encerrar o calendário do auxílio emergencial. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.