Venda de carros usados se destaca em meio a recuperação do setor automotivo

Neste mês de outubro a venda de carros ultrapassaram pela primeira vez em 2020 a marca das 200 mil unidades em um único mês. Em setembro, foram vendidos 205 mil carros. O resultado de outubro foi 3,25% maior que o registrado no mês anterior, quando obtiveram a marca de 198,8 mil carros vendidos. 

Venda de carros usados se destaca em meio a recuperação do setor automotivo
Venda de carros usados se destaca em meio a recuperação do setor automotivo (Imagem/Reprodução Google)

Mesmo com os bons resultados que o setor vem mostrando desde a queda entre abril e maio, o mercado ainda está 15% abaixo do que foi registrado no mesmo período em 2019, onde no mês de outubro registraram 241 mil carros vendidos.

Com isso, no acumulado de 2020, foram 1,504 milhão de carros vendidos, contra 2,178 milhões sobre o mesmo período do ano passado, diminuição de 30,9%.

Projeções para o final de 2020

A estimativa para o mercado é que o setor automotivo irá encerrar o ano com um volume ligeiramente abaixo da casa dos 2 milhões, o que representará uma redução de 26,6% em relação ao ano passado.

A projeção é bem diferente do aumento previsto pela indústria há um ano, quando era esperado que as vendas registrassem 2,8 milhões de unidades em 2020, com aumento de 5,5%.

Volume de crédito

Porém, o que ainda mantém o crescimento do setor é o crédito. Exceto os meses de abril e maio, quando toda a economia foi impactada pela pandemia do novo coronavírus, o volume atual de crédito é surpreendente.

O atual volume de crédito está 7% maior sobre o mesmo período de 2019, ou mais do que o dobro, comparado sobre o mesmo período de três ou quatro anos atrás.

Carros Usados

O que vem se destacando no setor automotivo é a demanda por carros usados. A maior parte dos analistas imaginava que o mercado de usados era o que iria sofrer mais com os impactos da pandemia. Porém, o mercado de carros usados é o que mais vem se sobressaindo nessa retomada do setor automotivo.

Os atuais volumes (principalmente nos meses de setembro e outubro) já são iguais ao do ano passado (quando não registram números maiores). As vendas de veículos novos apresentarão queda de 27%. Já o mercado de usados vai sofrer retração de 16%, ou 11 pontos percentuais a menos comparado ao mercado de novos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!