OLX Brasil finaliza a compra do Grupo Zap; valor da negociação foi de R$ 2,9 bilhões

Nesta terça-feira (3), a OLX Brasil anunciou que concluiu a compra do Grupo Zap. O valor total foi de R$ 2,9 bilhões. Sendo assim, a empresa passa a ter o controle das marcas OLX, Zap e Viva Real, com operação no mercado de imóveis.

OLX Brasil finaliza a compra do Grupo Zap com o valor da negociação em R$ 2,9 bilhões
OLX Brasil finaliza a compra do Grupo Zap com o valor da negociação em R$ 2,9 bilhões (Imagem: Douglas Ciriaco/TecMundo)

O comunicado do início aquisição havia sido em março deste ano. A aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ocorreu no início de outubro. Com isso, o grupo passa a ter 1.600 funcionários. Desse total, 400 trabalham na equipe de tecnologia.

O CEO da OLX Brasil, Andries Oudshoorn, destaca o fortalecimento da marca, sendo “uma das mais relevantes empresas de tecnologia 100% digital do mercado brasileiro”.

“Essa união potencializará a experiência dos nossos consumidores, clientes profissionais e parceiros na plataforma como um todo. Além disso, terá efeitos positivos sobre as demais verticais estratégicas da OLX Brasil”, complementa em nota.

Números da OLX Brasil e Grupo Zap

O Grupo Zap foi criado em 2000, coma criação do Zap Imóveis e teve a fusão com o Viva Real em 2017. Com relação aos valores obtidos, a receita líquida no ano de 2018 foi de R$ 217 milhões.

Em 2019, foram registradas, em média, 28 milhões de visitas mensais. Além disso, houve o apontamento de 230 mil buscas por hora de imóveis anunciados.

Já a OLX Brasil, que surgiu em 2010, tem a quantidade de 60 milhões de usuários únicos ativos acessando a plataforma mensalmente. Cerca de 7 milhões de pessoas são conectadas pela empresa diariamente.

Diariamente, por volta de um milhão e meio de anúncio são publicados. O número de anunciantes mensais na OLX está em torno de 3,5 milhões. São inseridos, em média, 11 milhões de novos anúncios por mês — em 13 categorias e mais de 60 subcategorias.

A empresa é líder do mercado de compra e vendas online no país, com média mensal de 2 milhões de vendas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.