Antecipação do auxílio doença do INSS termina no próximo mês; veja como pedir

Aposentados e pensionistas do INSS ganham novo prazo de pagamento. Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que só estará concedendo a antecipação dos valores referentes ao auxílio doença até o mês de dezembro. Os interessados em gozar do benefício sem a comprovação médica do órgão deveram sinalizar o interesse pela internet conforme mostra o texto abaixo. 

Antecipação do auxílio doença do INSS termina no próximo mês; veja como pedir (Imagem: Google)
Antecipação do auxílio doença do INSS termina no próximo mês; veja como pedir (Imagem: Google)

A antecipação dos pagamentos do auxílio doença foi motivada pelas dificuldades para a realização das perícias médicas.

Com a chegada do novo coronavírus, o INSS precisou fechar suas unidades e seus segurados ficaram sem acesso ao atendimento profissional fornecido pelo instituto.  

Desse modo, visando reduzir os danos da pandemia, o órgão passou a conceder os valores do auxílio doença sem que um de seus peritos realizassem os exames. Para isso, os cidadãos deveriam entrar em contato com um médico de seu interesse e solicitar um laudo para comprovar seu quadro clínico ao INSS.  

A medida passou a ser válida ainda no primeiro semestre desse ano, concedendo valores de R$ 1.045 por segurado.

Inicialmente deveria ser suspensa no mês de outubro, mas o INSS informou que estará recebendo os pedidos de antecipação até o dia 31 de dezembro.  

Como solicitar a antecipação? 

Para poder solicitar a antecipação do pagamento é simples. A primeira coisa a se fazer é marcar uma consulta com um médico de seu interesse.

Nela, será necessário que você solicite um laudo (atestado) comprovando a atual situação de saúde. Estando impossibilitado de realizar suas atividades de trabalho, basta enviar o documento para o INSS.  

O processo de envio vem sendo realizada por meio do portal do INSS ou do aplicativo Meu INSS. Ao se conectar na plataforma, você deve acessar a área de benefícios e sinalizar o pedido de antecipação. Nessa etapa, o órgão solicita que o atestado concedido seja anexado para uma análise interna.  

A resposta está sendo ofertada em um prazo de aproximadamente 30 dias e sendo válido o laudo o INSS passa a liberar os pagamentos antecipados. É válido ressaltar que o valor máximo concedido nesse momento é de até R$ 1.045.

 Para quem tem direito a quantias maiores, o órgão informou que estará fazendo o ressarcimento após a normalização de seus serviços. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.