Antecipação do auxílio doença do INSS termina no próximo mês; veja como pedir

Aposentados e pensionistas do INSS ganham novo prazo de pagamento. Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que só estará concedendo a antecipação dos valores referentes ao auxílio doença até o mês de dezembro. Os interessados em gozar do benefício sem a comprovação médica do órgão deveram sinalizar o interesse pela internet conforme mostra o texto abaixo. 

Antecipação do auxílio doença do INSS termina no próximo mês; veja como pedir (Imagem: Google)
Antecipação do auxílio doença do INSS termina no próximo mês; veja como pedir (Imagem: Google)

A antecipação dos pagamentos do auxílio doença foi motivada pelas dificuldades para a realização das perícias médicas.

Com a chegada do novo coronavírus, o INSS precisou fechar suas unidades e seus segurados ficaram sem acesso ao atendimento profissional fornecido pelo instituto.  

Desse modo, visando reduzir os danos da pandemia, o órgão passou a conceder os valores do auxílio doença sem que um de seus peritos realizassem os exames. Para isso, os cidadãos deveriam entrar em contato com um médico de seu interesse e solicitar um laudo para comprovar seu quadro clínico ao INSS.  

A medida passou a ser válida ainda no primeiro semestre desse ano, concedendo valores de R$ 1.045 por segurado.

Inicialmente deveria ser suspensa no mês de outubro, mas o INSS informou que estará recebendo os pedidos de antecipação até o dia 31 de dezembro.  

Como solicitar a antecipação? 

Para poder solicitar a antecipação do pagamento é simples. A primeira coisa a se fazer é marcar uma consulta com um médico de seu interesse.

Nela, será necessário que você solicite um laudo (atestado) comprovando a atual situação de saúde. Estando impossibilitado de realizar suas atividades de trabalho, basta enviar o documento para o INSS.  

O processo de envio vem sendo realizada por meio do portal do INSS ou do aplicativo Meu INSS. Ao se conectar na plataforma, você deve acessar a área de benefícios e sinalizar o pedido de antecipação. Nessa etapa, o órgão solicita que o atestado concedido seja anexado para uma análise interna.  

A resposta está sendo ofertada em um prazo de aproximadamente 30 dias e sendo válido o laudo o INSS passa a liberar os pagamentos antecipados. É válido ressaltar que o valor máximo concedido nesse momento é de até R$ 1.045.

 Para quem tem direito a quantias maiores, o órgão informou que estará fazendo o ressarcimento após a normalização de seus serviços. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.