Perícia médica do INSS por telemedicina começa a ser testada hoje (3)

Segurados do INSS passam por nova experiência na realização de suas perícias. Nesta terça-feira (03), o Instituto Nacional do Seguro Social deu início a uma nova etapa em sua gestão. Diante dos problemas para a realização dos exames médicos, por causa do covid-19, o órgão criou um projeto piloto com atendimentos realizados através do uso de telemedicina. A ferramenta já está funcionando, mas atende a um grupo restrito.

Perícia médica do INSS por telemedicina começa a ser testada hoje (3) (Imagem: Reprodução/Google)
Perícia médica do INSS por telemedicina começa a ser testada hoje (3) (Imagem: Reprodução/Google)

A nova ferramenta digital do INSS passou a ser testada hoje e conta com a parceria de 300 empresas. A ideia é que as contratantes estabeleçam vinculo com um médico profissional de sua preferência e esse fique responsável por realizar as perícias dos funcionários, passando o laudo para o órgão.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, “neste momento, o procedimento será para um grupo restrito de pessoas, os segurados das empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS e que tenham formalizado o termo de adesão à experiência piloto.”

É válido ressaltar que o novo atendimento só pode ser feito para quem deseja ter acesso ao auxílio doença. Nesse caso, o trabalhador deve estar impedido de realizar suas atividades trabalhistas por questões de saúde e passará por uma avaliação para saber se tem direito ao benefício.

Funcionamento temporário

O INSS esclareceu ainda que o serviço deve ser visto inicialmente apenas como um teste, não garantindo sua implementação fixa em 2021. Até o momento, a telemedicina ainda não será totalmente adotada, exceto a avaliação do atual modelo apresente um resultado positivo.

“Reforçamos que não se trata do início do serviço de realização de perícia médica com uso de telemedicina, mas tão somente uma experiência piloto”, informou a secretaria.

O projeto piloto deverá funcionar até o dia 31 de dezembro deste ano. Após esse período, o INSS se reunirá para avaliar os resultados obtidos e decidir como as perícias acontecerão no ano seguinte.

“Posteriormente haverá um workshop envolvendo SPREV, INSS e outros órgãos (TCU, CGU, MPF, DPU), para avaliar os resultados e emitir recomendações sobre a continuidade ou não da perícia médica com uso da telemedicina, no formato proposto no protocolo”, informou o instituto.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile