Curso preparatório do Enem: UFJF e UFSJ oferecem aulas gratuitas para cotista

Mais 60 estudantes de cursos de graduação da UFJF e UFSJ se uniram para oferecer cursinho preparatório para estudantes cotistas que irão participar do Enem 2020. Confira como participar.

Curso preparatório do Enem: UFJF e UFSJ oferecem aulas gratuitas para cotista
Curso preparatório do Enem: UFJF e UFSJ oferecem aulas gratuitas para cotista (Imagem/Reprodução Google)

A UFJF e UFSJ abriram inscrições do vestibular 2021 na última sexta-feira, 30. E alguns estudantes de cursos de graduação dessas duas instituições públicas se uniram e criaram o Tutoria Enem para oferecer suporte nos estudos de candidatos cotistas do Enem 2020.

Rosilene Pereira é professora da UFJF e coordenadora do curso e falou da importância da ação:

“O curso de extensão universitária é uma ação que ocorre junto à comunidade, possibilitando o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido pelos estudantes na graduação. Ele amplia a relação da comunidade com a Universidade”.

Como é o programa

Com foco nos conteúdos exigidos no Enem o curso conta com material cuidadosamente preparado pelos estudantes graduando, aulas disponíveis no Google Meet e Classroom, além de suporte por meio do WhatsApp.

O curso conta com suporte psicológico, tutoria e materiais de estudo.

Inscreva-se

Infelizmente o curso não pode atender a todos os públicos, então se reserva ao direito de selecionar aquelas pessoas que mais precisam de ajuda nos estudos.

Para participar basta que os interessados acessem o  formulário de inscrição e preencha seus dados pessoais.

Como funciona o sistema de cotas no Enem?

No Exame Nacional do Ensino Médio em si não há cotas, já que a prova do Enem avalia os conhecimentos do alunado e confere a nota para que eles possam se inscrever em programas como o SiSU e Prouni, ambos possuem reserva de cotas.

É a Lei Nº 12.711 de 29 de agosto de 2012, chamada de Lei de cotas, que estabeleceu a obrigatoriedade dessa reserva de vagas.

De modo geral existem algumas cotas que são amplamente utilizadas, são elas:

  • Destinadas a pessoas pretas;
  • Pessoas indígenas;
  • Para pessoas com deficiência;
  • De acordo com a renda familiar;
  • Em alguns casos também é possível encontrar vagas reservadas a docentes em exercício de suas funções, nesses casos eles apenas podem se candidatar aos cursos de licenciatura.

Quer mais informações sobre a preparação para o Enem? então, fique de olho na nossa seção Carreiras do Portal FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.