Veja como se proteger dos golpes no empréstimo consignado do INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com um novo limite de comprometimento de renda desde o início de outubro. Ao todo são 40%, sendo 35% para empréstimo e outros 5% para cartão de crédito. Mas atenção, segurado do INSS, é preciso tomar cuidado com golpes na hora de contratar um empréstimo consignado da Previdência Social.

Veja como se proteger dos golpes no empréstimo consignado do INSS
Veja como se proteger dos golpes no empréstimo consignado do INSS (Imagem: reprodução/Google)

Apesar de ser uma boa opção devido a taxa de juros ser menor, é preciso ter cuidado para não deixar a dívida virar um peso. Para ajudar você a contratar um crédito consignado com segurança, separamos algumas dicas. Confira a seguir. 

Apenas em caso de necessidade

A oferta de crédito pelos bancos muitas vezes são atrativas devido aos benefícios, mas algumas instituições acabam escondendo algumas consequências futuras, como as taxas de juros.

Por isso, a dica é que você contrate o empréstimo apenas em caso de necessidade. Fazendo isso, é possível enxergar os juros de uma maneira diferente. 

Calcule os valores

Antes de realizar a contratação do empréstimo, faça uma análise detalhada do seu orçamento atual. Após a assinatura do contrato de crédito, não é possível voltar atrás, com isso é importante estar ciente que você tem a condição de quitar as parcelas mensais. 

Teste o valor 

Uma dica para analisar se é possível conviver com as dívidas mensais do empréstimo é fazer o seguinte: desconte o valor mensal das parcelas de sua renda e veja por quanto tempo você consegue manter o que sobrou. 

É importante estar ciente que o pagamento da mensalidade é um compromisso obrigatório. O não pagamento das parcelas pode gerar uma bola de neve de dívidas.

Esteja de acordo com o contrato

É preciso estar atento às cláusulas contratuais, isso significa ler, reler e não fechar o negócio caso tenha algo em dúvida ou não estar de acordo com alguma parte. 

Atenção, sempre guarde uma cópia do contrato para consultas futuras em caso de descumprimentos do que foi previsto no documento.

Cuidado com a internet

Os idosos, em especial, são um grupo de pessoas que precisam estar cientes e atentos à oferta de empréstimos das instituições financeiras pelos aplicativos ou internet banking. Em alguns casos, o aceite do empréstimo é feito sem nem perceber. 

Por isso, é preciso estar atento aos comunicados online com relação ao empréstimo de crédito. Os idosos podem pensar que estão apenas atualizando um cadastro de dedos pessoais, quando, na verdade, podem estar preenchendo o formulário de contratação do benefício sem nem saber. 

Cuidado com os golpes

Evite os empréstimos que são oferecidos pelo WhatsApp ou pelo e-mail. Sempre procure a procedência e referência da empresa que está ofertando o benefício antes de pensar em fazer negócio.

Em caso de dúvidas, sempre peça ajuda a alguém que possa compreender melhor as situações para a contratação do empréstimo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!