Receita Federal vai notificar por carta mais de 300 mil cidadãos que caíram na malha fina do IR 2020

A Receita Federal está de olho em mais de 300 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, ano-base 2019. Esses contribuintes que apresentam inadimplência junto ao órgão estão recebendo cartas informando das irregularidades.

IRPF 2020 começa nesta segunda-feira (2)! Conheça as regras
Receita Federal vai notificar por carta mais de 300 mil cidadãos  que caíram na malha fina do IR 2020. (Foto: Reprodução/Google)

Ao todo, segundo a Receita Federal, estão sendo enviadas 334 mil cartas para pessoas de todo o Brasil. Os contribuintes que tiveram indícios de inconsistências em suas declarações de IRPF e que podem se autorregularizar, vão receber o documento em suas residências.

“Trata-se de ação destinada a estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco, providenciarem correção”, informou a Receita Federal. 

A malha fina consiste na revisão sistemática das declarações de imposto de renda realizadas na Receita Federal. De acordo com a Receita, no período referente às declarações de 2020, estima-se  que mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha. 

Como ver se está na malha fina do IRPF

A verificação da situação e pendências podem ser consultadas no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Após o acesso, informe seu CPF, código de acesso e senha.

No menu à esquerda, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Dentro do quadro “Processamento”, acesse “Pendências de Malha”. Será informado se houver alguma pendência. 

É possível gerar o código de acesso no próprio site da Receita. Informe CPF, data de nascimento e números dos recibos de entrega das declarações de IR dos últimos dois anos. 

Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não é possível gerar o código de acesso. Se foi apresentada a declaração retificadora, é preciso utilizar o número do recibo de entrega da retificação. 

Imposto de Renda

O Imposto de Renda existe desde 1992, sendo um tributo federal que cobra uma taxa sobre os ganhos do brasileiro. A declaração deve ser feita anualmente pelos cidadãos e entregue ao governo, que faz um acompanhamento da evolução patrimonial do contribuinte.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!