IRPF: Aprenda como contestar imposto retido na malha fina 

Algumas pessoas que apresentaram inconsistências em suas declarações de Imposto de Renda (IRPF) de 2020 caíram na malha fina. Para ficar em dia com a Receita Federal é preciso realizar uma nova documentação. Confira a seguir como fazer isso. 

Estão abertas as consultas ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda
IRPF: Aprenda como contestar imposto retido na malha fina (Imagem: reprodução/Google)

A malha fina consiste na revisão sistemática das declarações de imposto de renda realizadas na Receita Federal. De acordo com a Receita, no período referente às declarações de 2020, estima-se  que mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha. 

Como ver se está na malha fina do IRPF

A verificação da situação e pendências podem ser consultadas no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Após o acesso, informe seu CPF, código de acesso e senha.

No menu à esquerda, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Dentro do quadro “Processamento”, acesse “Pendências de Malha”. Será informado se houver alguma pendência. 

É possível gerar o código de acesso no próprio site da Receita. Informe CPF, data de nascimento e números dos recibos de entrega das declarações de IR dos últimos dois anos. 

Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não é possível gerar o código de acesso. Se foi apresentada a declaração retificadora, é preciso utilizar o número do recibo de entrega da retificação. 

Como fazer declaração retificadora? 

No programa da declaração do IR 2020, encontre no menu na parte “Declaração” e depois a opção “Retificar”. Clique e em seguida selecione qual declaração vai ser corrigida. 

As declarações que já foram efetuadas e enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF e pelas expressões “Original” ou “Retificadora”. Caso você tenha enviado apenas uma declaração em 2020, clique na “Original”

No caso de você já ter feito uma ou mais declarações retificadores este ano e novamente vai precisar corrigir, então selecione a opção “Retificadora”.

Automaticamente o programa de IR vai criar uma cópia da declaração que já foi enviada com erro. Essa declaração vai ficar disponível na parte “Em Preenchimento”. 

Ao abrir essa nova declaração, selecione a ficha que apresenta erro e realize os ajustes que forem necessários. 

Clique na opção “Verificar pendências” antes de enviar sua declaração. Essa verificação está disponível no menu “Fecha da declaração”. Por fim, clique no botão “Entregar declração”. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!