Vestibular online: Dicas para melhorar seu desempenho no novo modelo de prova

Com a pandemia, várias instituições adotaram a realização do vestibular online, além daquelas que já faziam uso desse recurso. Hoje apresentamos algumas dicas de estudo para você se preparar para essa modalidade.

Vestibular online: Dicas para melhorar seu desempenho no novo modelo de prova
Vestibular online: Dicas para melhorar seu desempenho no novo modelo de prova. Imagem/Reprodução Google

A pandemia trouxe o desafio da adaptação de diversos setores com o trabalho remoto, um deles foi a educação, escolas primárias, fundamentais, médias e universidades se viram diante da necessidade de fazer uso da aula EAD.

Agora, com a chegada da temporada de vestibulares, é a vez desses exames serem realizados dessa forma. Universidades como a PUC, ESPM e FGV optaram pela realização nessa modalidade.

5 Dicas dos especialistas

  • Escolha um local calmo

Se você tem um notebook que te permite escolher um local para a realização do exame, opte por um ambiente sem muita interferência.

Caso vá realizar a prova por meio de um computador, a sugestão é que você converse com as pessoas e peça para que respeitem seu momento não fazendo muito barulho, não te interrompendo, entre outras coisas que podem interferir no seu desempenho.

  • Leve tudo que necessitar para o local escolhido,

Já tem um local calmo? Então, separe tudo que vai precisar para realizar o exame e leve consigo. É importante que o estudante observe se a instituição permite ou não idas ao banheiro, por exemplo.

  • Tenha mesma atenção que em um vestibular convencional

O vestibular online tem o mesmo peso em importância que o realizado presencialmente, ou seja, te permite ingressar no ensino de nível superior, então tenha a mesma dedicação e cuidado que teria presencialmente.

  • Teste seu equipamento

Algumas instituições estão exigindo webcam e microfone, além do computador. Independente do equipamento solicitado, o ideal é que ele seja testado antes do exame, principalmente o sinal da internet, já pensou se você fica sem sinal bem na hora que vai acessar o portal?

  • Leia o edital

As universidades estão adotando diversos modelos de vestibular online, seja a realização de redação, de prova objetiva, entre outros. Então, é necessário ler o que diz o edital para saber como se preparar.

Fique de olho na editoria de Carreiras do FDR e tenha acesso a informações sobre as provas, vestibulares e concursos que acontecem em todo o Brasil.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.