Cadeg divulga pesquisa com 313,5 mil novos empregos durante o mês de setembro

Após período de crise, país começa a demonstrar indícios de recuperação econômica. Nessa semana, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou o balando de novas contratações feitas no mês de setembro. De acordo com o levantamento, durante os 30 dias foram registradas 313.564 vagas de empregos formal, indicando que um processo de retomada do mercado pode ter se iniciado.  

Cadeg divulga pesquisa com 313,5 mil novos empregos durante o mês de setembro (Imagem: Google
Cadeg divulga pesquisa com 313,5 mil novos empregos durante o mês de setembro (Imagem: Google

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, o desemprego alcançou números históricos. Somente este ano, o índice de demissões foi 14% menor em comparação com 2019, registrando uma das piores estatísticas da década.

No entanto, segundo o Caged, os empregos voltaram a ser ofertados, possibilitando um novo momento na economia nacional 

O número de 313.564 novas contratações em setembro foi o melhor desempenho nacional desde o mês de março, quando o covid-19 passou a ser registrado.

Apesar da evolução é válido ainda ressaltar que o valor permanece insuficiente, ficando negativo em 558.597 no acumulado do ano. 

Recuperação em V 

Quem estava presente no anuncio dos números foi o ministro da economia, Paulo Guedes, que optou por não responder as perguntas da imprensa ao ser questionado sobre o atual cenário de crise e quais as responsabilidades do governo para tal desenvolvimento. 

Segundo Guedes, os índices apresentados pelo Caged mostram que há um sinal de recuperação em V, que significa que a economia está sendo retomada de forma rápida após um período intenso de queda.  

— Uma excelente notícia, confirmando a volta da economia brasileira em V. É o maior ritmo de criação de empregos já registrado em qualquer setembro. Importante registrar também que todos os setores aumentaram emprego e todas as regiões do Brasil — defendeu o ministro. 

Indústria e serviços puxam alta 

Dentro dos setores com maior destaque, está a indústria que apresentou um saldo positivo de 100.868 empregos em setembro. Já o segmento de serviço ficou com 80.481 novas vagas. Ao todo, foram registadas 1.379.509 admissões e 1.065.945 demissões neste período.  

Ainda segundo os levantamentos, até o dia 23 deste mês foram contabilizados novos 18,9 milhões de acordos, sendo 9,7 milhões de empregados e 1,4 milhões de empregadores no país. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.