INSS funcionará nesta sexta-feira e remarca ponto facultativo para novembro

O governo federal voltou atrás da decisão que havia tomado, em que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seriam fechadas nesta sexta-feira (30). Foi informado que as agências serão abertas normalmente.

INSS funcionará nesta sexta-feira e remarca ponto facultativo para novembro
INSS funcionará nesta sexta-feira e remarca ponto facultativo para novembro (Foto: FDR)

Inicialmente, o feriado facultativo do Dia do Servidor que acontece em 28 de outubro seria transferido para 30 de outubro, emendando com o feriado de finados no dia 2 de novembro, segunda-feira.

Caso as unidades estevissem fechadas, os trabalhadores poderiam buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Entre setembro e outubro, o órgão recebeu diversas reclamações e teve filas quilométricas em suas agências, até que as perícias médicas fossem normalizadas.

Isso aconteceu por conta dos peritos se recusarem por semanas a retornar ao trabalho, após a suspensão das atividades das agências pela pandemia de covid-19.

Os peritos alegavam que as agências do INSS não estavam respeitando os protocolos de prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

Como ficou o feriado do Dia do Servidor

O INSS não deixou de aderir ao feriado, apenas prorrogou a data de descanso. As atividades que seriam interrompidas nesta sexta-feira (30), passaram para o dia 23 de novembro.

Houveram queixas sobre esse feriadão do Instituto que começaria na sexta-feira e terminaria na segunda-feira (2), com o retorno das atividades no dia 3 de novembro.

No entanto, a troca da data não ficou muito diferente. Já que no dia 20 de novembro, comemoração da Consciência Negra, dezenas de estados aderem como feriado. Logo, em novembro as agências ficarão fechadas de sexta a segunda-feira.

Meu INSS

Após o cadastro realizado no CadÚnico é necessário fazer o pedido no INSS pelo aplicativo MEU INSS ou pelo telefone 135. Veja como fazer:

  • Crie um login e uma senha para acessar seu perfil no Meu INSS;
  • O login será seu CPF e uma senha criada por você;
  • O site irá fazer perguntas para confirmar sua identidade. Depois, é possível fazer o requerimento. Se o BPC será solicitado em seu nome, você deve responder seus dados. Mas se irá fazer para terceiros, use os dados dele no cadastro do Meu INSS.

Como usar o aplicativo Meu INSS

  • No aplicativo, siga os caminhos: Agendamentos/Solicitaçōes > Benefícios Assistenciais > Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência > Atendimento à distância;
  • Envie a documentação solicitada no aplicativo Meu INSS;
  • Acompanhe a situação do seu requerimento com frequência, porque o processo será feito on-line durante a pandemia;
  • Há uma lupa no requerimento feito: clique nela para acompanhar seu processo.
  • O INSS também irá se comunicar com você pelo site ou aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!