INSS cancela feriadão do Dia do Servidor e atendimentos da sexta-feira (30) estão mantidos

O Dia do Servidor Público foi celebrado na quarta-feira (28), exceto para os funcionários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que decidiram adiar a comemoração. Por ser ponto facultativo, as agências haviam decido suspender os trabalhos só na sexta-feira (30) para ter um fim de semana prolongado. No entanto, uma nova resolução remarcou o feriado para 23 de novembro.

INSS cancela feriadão do Dia do Servidor e atendimentos da sexta-feira (30) estão mantidos
INSS cancela feriadão do Dia do Servidor e atendimentos da sexta-feira (30) estão mantidos (Imagem: Reprodução / Google)

Vale lembrar que o “fim de semana” prolongado ainda se mantém em partes, devido ao feriado nacional do Dia de Finados, que cai na segunda-feira (2). Ou seja, as atividades do INSS ficarão interrompidas neste dia.

Por causa da confusão com os dias de funcionamento, o instituto se comprometeu a informar sobre os atendimentos aos segurados que estiverem com hora marcada por notificações de texto (SMS), ou contato telefônico.

Quem está com algum tipo de agendamento marcado para a sexta-feira , por exemplo, pode manter seu horário. Já quem havia conseguido uma vaga no dia 23 de novembro, precisará remarcar o serviço através do telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOs.

Caso a emenda se mantivesse nesta sexta-feira, pelo menos 6.283 agendamentos administrativos teriam que ser remarcados em todo o Brasil.

Não foram divulgados os dados regionais, nem o número de perícias médicas afetadas pela ausência temporária dos serviços.

Retorno do INSS acontece no dia 3 de novembro

São duas as possibilidades para ser atendido pelo INSS: correr para resolver o problema ou aguardar o dia 3 de novembro, quando as atividades voltam ao normal, na terça-feira.

A possibilidade mais indicada é esperar o dia 3, já que, obrigatoriamente, por causa da pandemia da Covid-19, os serviços devem ser previamente agendados para maior organização.

Como mencionado, o agendamento acontece pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. No dia marcado, o INSS pede que o segurado não compareça com antecedência para que não haja formação de filas e, consequentemente, aglomerações.

Orienta também que o segurado compareça sem a presença de acompanhantes e sempre fazendo uso obrigatório de máscaras. Nas agências, haverão suportes com álcool em gel 70% para higienização de mãos dos funcionários e segurados, na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!