Salário do Bolsa Família: Quem tem direito? Saiba como receber o benefício

Mesmo sob risco de cancelamento, programa Bolsa Família permanece recebendo solicitações de acesso. Se você está entre o grupo de brasileiros em situação de pobreza ou extrema pobreza, saiba que ainda é possível se vincular ao programa para receber seus benefícios. A convocação leva em consideração uma série de critérios de renda

Salário do Bolsa Família: Quem tem direito? Saiba como receber o benefício (Imagem: Google)
Salário do Bolsa Família: Quem tem direito? Saiba como receber o benefício (Imagem: Google)

 Para poder se cadastrar no Bolsa Família a primeira coisa que deve ser feita é definir e comprovar a faixa de renda que se enquadra.

Atualmente o programa conta com duas linhas de atuação, sendo a primeira destinada para pessoas que possuem uma renda mensal de R$ 89 e a segunda para famílias com salários de até R$ 178.  

Outro ponto importante é que no caso do segundo grupo, a família deve ainda ter crianças ou adolescentes entre 0 a 17 anos. Os pequenos, caso aceitos no projeto, precisam estar matriculados em uma instituição de ensino pública e possuir uma frequência escolar superior a 75%.  

Além disso, o BF exige ainda que mulheres gravidas façam o acompanhamento pré natal completo através do SUS. Já no caso das crianças, a carteira de vacina deve ser atualizada conforme as determinações do Ministério da Saúde 

Como se cadastrar? 

Para poder se candidatar a uma vaga no Bolsa Família a primeira coisa a se fazer é gerar um registro no Cadastro Único. O sistema funciona como um banco de dados do governo federal, onde ficam registradas todas as informações para manutenção de projetos sociais.

O registro do CadÚnico acontece em um dos Centros de Referência de Assistência Social. Lá, o cidadão deverá apresentar a documentação necessária e comprovar que está enquadrado nos critérios citados acima.  

Somente depois da avaliação completa é que o cidadão deverá saber se teve sua solicitação aprovada ou não. Normalmente o retorno deve ser feito em até 30 dias, mas mediante a situação do novo coronavírus ele pode ser atrasado. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.