13° salário do Bolsa Família: Veja previsão do Governo para a volta do pagamento

No ano passado, pela primeira vez foi pago o 13º salário para os beneficiários do programa social Bolsa Família. Com promessa de ser depositado novamente neste ano, o grupo que teria direito, por enquanto, está só na expectativa. Isso porque, segundo o Ministério da Economia, não há previsão, até o momento, para o desembolso da parcela.

13° salário do Bolsa Família: Veja previsão do Governo para a volta do pagamento
13° salário do Bolsa Família: Veja previsão do Governo para a volta do pagamento (Imagem: Reprodução / Google)

Vale lembrar que, no ano passado, mais de 13 milhões de famílias foram contempladas pelo 13º salário do Bolsa. A medida do governo federal foi vista como alternativa para compensar os beneficiários do programa após a alta da inflação.

Na ocasião, houve uma proposta, criada por uma comissão do Congresso, para tornar o pagamento deste salário extra permanente. As alterações, porém, perderam a validade no mês de março deste ano por não terem sido votadas a tempo pela Câmara e pelo Senado.

Sendo assim, mesmo com a promessa do governo, o depósito do 13º salário para o Bolsa Família não é obrigatório.

De toda forma, vale lembrar que o então ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou que colocaria a previsão deste 13º dentro do Orçamento a partir deste ano. Porém, para 2020, ainda não há previsão de recursos para este pagamento.

Sem 13º, parcela extra do auxílio emergencial é “alívio”

Sem o prometido 13º salário, cabe aos beneficiários do Bolsa Família que tem direito ao auxílio emergencial, concedido pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, “dar um jeito” com a última parcela extra de R$ 300 depositada no mês de dezembro.

A expectativa de que o auxílio vingasse para o próximo ano, já que o período de pandemia não acabou, foi frustrada. O atual presidente Jair Bolsonaro já declarou em público reconhecer que o valor do benefício é pouco para quem recebe, mas que “é muito para o Brasil” e, por isso, seria insustentável.

Sendo assim, cabe também aguardar o programa social Renda Cidadã, que tem previsão de ser anunciado em dezembro deste ano para aumentar a média do benefício do Bolsa Família (que atualmente está em R$ 190), segundo mais promessas do presidente Jair Bolsonaro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!