Agências do INSS mudam funcionamento no Dia do Servidor; veja novos horários

O Dia do Servidor Público é lembrado nesta quarta-feira (28), mas as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) decidiram adiar as comemorações. Ao invés de suspender os serviços nesta quarta, as unidades ficarão fechadas na sexta-feira (30). Hoje, o trabalho é normal para os funcionários.

Agências do INSS mudam funcionamento no Dia do Servidor; veja novos horários
Agências do INSS mudam funcionamento no Dia do Servidor; veja novos horários (Imagem: Reprodução / Google)

O Dia do Servidor Público é considerado ponto facultativo e foi definido pela Ministério da Economia em dezembro do ano passado.

Com a suspensão dos serviços do INSS na sexta-feira (30), os segurados deverão buscar informações e solicitar serviços apenas pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOs, ou pelo telefone 135.

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo é a forma mais rápida e segura de realizar serviços sem sair de casa. Nele, é possível realizar agendamentos, solicitações, agendamento de perícia médica, emitir guia de pagamento, comunicar acidente de trabalho, acessar o calendário de pagamento, localizar a agência mais próxima de sua residência, além de verificar a autenticidade de documentos.

Ao entrar, a plataforma solicita seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a criação de uma senha. Vale lembrar que esta senha é pessoal e intransferível.

INSS na pandemia da Covid-19

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS adotou novas medidas – e mais rígidas – em relação ao atendimento presencial nas agências do órgão.

Na tentativa de conter o avanço da doença, o Instituto orienta que os trabalhadores façam uso obrigatório de máscaras enquanto estiverem dentro dos estabelecimentos e que evitem levar acompanhantes.

Todo serviço deve ser pré-agendado pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Com horário marcado, não se faz necessário chegar com antecedência. Essa seria uma medida para evitar a formação de filas e, consequentemente, aglomerações.

Nas agências são disponibilizados ainda suportes com álcool em gel 70% em diferentes pontos para higienização das mãos de funcionários e público.

De toda forma, pede-se que as visitas presenciais sejam usadas apenas em casos de emergência, uma vez que a plataforma digital tem suprido grande parte da necessidade de serviços ao público.

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