Taxa do cheque especial volta a subir em setembro e atinge 114% ao ano

Nesta segunda-feira (26), de acordo com dados publicados pelo Banco Central, a taxa do cheque especial aumentou para 114% ao ano. No mês de setembro, a taxa voltou a apresentar alta, após vários meses de queda no primeiro semestre de 2020. A modalidade registrou 14,2% ao ano, com crescimento de 1,3 ponto percentual em relação ao mês de agosto.

Taxa do cheque especial volta a subir em setembro e atinge 114% ao ano
Taxa do cheque especial volta a subir em setembro e atinge 114% ao ano (Foto: Google)

Taxa do cheque especial sobe para 114% ao ano

Por outro lado, a taxa de juros do cartão de crédito diminuiu pelo segundo mês consecutivo indo para 309,9%, com queda de 0,3 ponto percentual em comparação com o mês anterior. Apesar de apresentar essa diminuição, o cartão segue como modalidade de empréstimo mais cara do mercado.

É importante ressaltar que é imprescindível que caso você identifique que não vai conseguir pagar a fatura do cartão de crédito ou que vai precisar usar o cheque especial, você realize um empréstimo pessoal. O empréstimo possui taxa de juros bem menores, sendo que poderá alongar por mais tempo o pagamento.

Mais informações sobre o cheque especial

  • O que é?

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovado que a instituição bancária oferece desde a abertura da sua conta corrente, mesmo que não tenha sido feita a solicitação. 

Ele não deixa de ser um tipo de empréstimo, mesmo que o acesso não dependa de análises de crédito complexas. Muitas vezes, é utilizado como uma solução rápida para momentos de aperto ou de confusão com as finanças pessoais.

Vale destacar que o cheque especial também é conhecido por outros nomes: limite pré-aprovado, LIS e cheque azul são alguns deles.

  • Como funciona?

O cheque especial funciona como uma espécie de “empréstimo automático”. Ao utilizar todo o saldo da sua conta bancária, o banco empresta um valor pré-aprovado para que esse contribuinte tenha como continuar consumindo. Há algumas cobranças para o uso desse montante.

Ao optar pelo cheque especial, não é necessário solicitar crédito ou receber um contrato detalhado com todas as taxas e encargos financeiros cobrados, e, por ser mais automática, a contratação normalmente é realizada sem planejamento. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!