Saiba quais são as marcas mais queridas do varejo segundo estudo do IBEVAR e FIA

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) divulgaram na semana passada um ranking com as marcas mais admiradas do varejo nacional pelos consumidores.

Magazine Luiza conquista duas categorias entre as empresas mais lembradas pelos consumidores e 1º lugar no ranking da empresa mais admirada pelos funcionários (Imagem: Reprodução/Google)

Para o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni, entender como as empresas são vistas por seus respectivos clientes e funcionários, é mais importante que avaliar o desempenho e faturamento delas.

“A concorrência no varejo é acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos. O objetivo do Ranking IBEVAR-FIA é, justamente, mostrar quais são as empresas que cativaram o consumidor ao longo do ano, de maneira a colaborar com o desenvolvimento do setor”, disse Felisoni.

A pesquisa utiliza mais de um milhão de mensagens postadas nas redes sociais, somado ao banco de dados do IBEVAR, que possui mais de oito milhões de unidades de informação. Após vários procedimentos, as empresas são devidamente listadas, segundo a ordem de preferência dos consumidores.

A lista completa das empresas mais admiradas do Brasil em seus segmentos são compostas pela rede Assaí Atacadista (Atacados), Cacau Show (Alimentos), Carrefour (Hiper e Supermercados), Centauro (Esporte), Leroy Merlin (Material de Construção), Lojas Americanas (Lojas de Departamento), Magazine Luiza (Eletrodomésticos), Magazine Luiza (Comércio Eletrônico), McDonald’s (Fast food), O Boticário (Beleza e Cuidado Pessoal), Pague Menos (Drogarias), Petlove (Pet), Ri Happy (Brinquedos), Riachuelo (Moda), Saraiva (Livrarias), Tok&Stok (Artigos para o Lar e Escritório) e Vivara (Especializados).

As empresas mais admiradas pelos colaboradores

A edição deste ano ainda apresentou uma novidade, que é o ranking das empresas mais admiradas para se trabalhar, a partir das opiniões dos funcionários das varejistas. As empresas que levam o título são:

1º lugar – Magazine Luiza

2º lugar – O Boticário

3º lugar – Leroy Merlin

Patrícia Pugas, diretora executiva de gestão de pessoas do Magazine Luiza, que lidera o Ranking IBEVAR-FIA 2020 entre as empresas mais admiradas por seus colaboradores, reforça que as pessoas, no geral, são o pilar principal da empresa.

“Temos um cuidado muito especial com nossos colaboradores. Dentre os nossos valores, que levamos muito a sério e praticamos todos os dias, está o lema ‘gente que gosta de gente”, declarou a diretora.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!