Instabilidade no site do Fies volta a acontecer após reabertura das inscrições

Após interromper o período de inscrições no início de outubro por problemas no sistema, e reabrir na última segunda-feira, 26, o site do Fies voltou a apresentar problemas já no seu primeiro dia de funcionamento.

Instabilidade no site do Fies volta a acontecer após reabertura das inscrições
Instabilidade no site do Fies volta a acontecer após reabertura das inscrições (Imagem/Reprodução Google)

Em 2020 tivemos vagas remanescentes para o SiSU e Prouni, em ambos houve apenas uma seleção e um período de inscrições, o que também deveria acontecer com o Fies.

Para o financiamento, os interessados deveriam usar os dias entre 6 de outubro a 13 de novembro para se inscrever. No entanto, o portal precisou ser suspenso para que problemas fossem solucionados e teve suas inscrições reabertas na última segunda-feira (26).

Posicionamento do MEC

O Ministério da Educação se posicionou por meio de nota oficial sobre a falha no sistema de inscrições:

“O MEC esclarece que no dia 26/10, às 7hs, houve a abertura do FIES para preenchimento das vagas remanescentes. Diante do grande volume de acessos ao sistema, houve a percepção de lentidão e indisponibilidade no acesso pelos usuários.

As ações foram prontamente realizadas de tal modo que o sistema, apesar da intermitência, não parou de funcionar, tendo seu reestabelecimento pleno, a partir das 10h15. Enfatiza-se que após esse horário, não foram registradas novas intercorrências”.

Após afirmar que o problema já está solucionado, o MEC garantiu aos estudantes a continuidade das inscrições dentro do prazo estabelecido, que vai até 3 de novembro para novos alunos ou até 27 de novembro para pessoas que já estão matriculadas em curso de nível superior.

“O prazo original de inscrições será mantido, tendo em vista que os usuários já conseguem efetuar as suas inscrições. Ainda há vagas a serem preenchidas em diversos cursos, e essas podem ser visualizadas diretamente no sistema por meio do endereço”, disse o MEC na nota.

A instituição aproveitou para divulgar o balanço de inscrições. Até às 14h15 desta segunda-feira (26), foram realizadas mais de 3772 inscrições. Sendo que 1.200 foram realizadas logo nas primeiras duas horas de abertura do site, o que, segundo o MEC, demonstra que o sistema está funcionando.

 Novo período de inscrições, novo cronograma

Diferente de outras edições em que as inscrições não seguiam um cronograma estabelecido, dessa vez o Fies está separado por áreas, conforme segue abaixo:

  • 26 e 27 de outubro: inscrições apenas dos candidatos das áreas de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação;
  • 28 de outubro a 3 de novembro: período destinados aos novos inscritos, aqueles que não estão matriculados em nenhuma instituição de nível superior;
  • 28 de outubro a 27 de novembro: candidatos que já estão matriculados em cursos de nível superior e desejam financiar as suas mensalidades.

Para mais informações sobre o FIES, siga acompanhando nossa seção Carreiras no FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.