INSS lança site com novo layout e vinculado ao Gov.br; saiba o que mudou

Segurados do INSS agora podem contar com um novo site. Na última sexta-feira (23), o governo federal anunciou que o Instituto Nacional do Seguro Social funcionará em uma nova plataforma digital. A página do órgão passou a ser integrada ao portal único da União e já conta com uma série de novas funções. Abaixo, saiba o que mudou.  

INSS lança site com novo layout e vinculado ao Gov.br; saiba o que mudou (Imagem: Google)
INSS lança site com novo layout e vinculado ao Gov.br; saiba o que mudou (Imagem: Google)

Se você usa com frequência o portal do INSS, fique atento. O site agora foi repaginado e está funcionando em uma outra hospedagem.

Para ter acesso, agora é preciso se conectar ao endereço https://www.gov.br/inss. Vale lembrar que o Meu INSS ainda funcionando, já que funciona especificamente pra digitalizar serviços da Previdência.  

Novo site do INSS 

A iniciativa de gerar um novo site de serviços do INSS se deu mediante a necessidade de atender ao Decreto 9.75/2019 que obriga uma vinculação única das páginas do governo federal.

Por meio do gov.com os cidadãos devem ter acesso completo a qualquer informação institucional, notícias e serviços públicos prestados em nível federal.  

Sendo o INSS administrado pelo governo, o instituto deu início a fase de transição. Agora na nova página é possível fazer agendamentos, solicitar benefícios e acompanhar o andamento dos processos ao mesmo tempo em que se pode acessar uma série de novas atividades públicas.  

As informações sobre os benefícios, aposentadorias e orientações em geral permanecem sendo realizadas, só que de forma mais direta. O cidadão não precisa mais se conectar a mais de um site para, por exemplo, concluir análises burocráticas que autorizarão seus benefícios.  

Outro ponto importante é que as atualizações dos conteúdos seguem sendo feitas de forma constante, para que os segurados tenham acesso a todas as informações de forma clara e objetiva.  

Adaptação dos novos sites 

Apesar do novo site já está em vigor, o governo ainda permitirá que os segurados acessem o portal com formato antigo.

Sua suspensão definitiva ocorrerá dentro de um prazo de dois meses, tempo suficiente, segundo a gestão pública, para que os cidadãos se integrem a nova plataforma.  

Além do INSS, demais sites públicos também terão até o dia 31 de dezembro para se unificarem no gov.br.

A iniciativa é defendida como uma forma mais eficaz, rápida e com uma redução de custos tendo em vista que não haverá a necessidade de realização diretas de manutenção e vários portais governamentais. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.