INSS anuncia bloqueio gradativo dos benefícios sem realização da prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou a suspensão da prova de vida até o final de novembro, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com isso, os segurados que não realizarem o procedimento entre os meses de março e outubro deste ano não serão prejudicados. No entanto, a partir da volta da obrigatoriedade as regras habituais retornarão. 

INSS anuncia bloqueio gradativo dos benefícios sem realização da prova de vida
INSS anuncia bloqueio gradativo dos benefícios sem realização da prova de vida (Imagem: Reprodução/Google)

Essa é uma decisão que foi publicada na portaria 1.053, e confirmada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 15 de outubro.

Porém, como o prazo está se aproximando, o órgão já está fazendo estudos para retomar de forma gradual a suspensão dos pagamentos, sem que os beneficiários corram para os bancos.

O INSS ainda não divulgou os detalhes para o retorno do bloqueio, da suspensão e até cessação de benefícios por conta da não realização da prova de vida.

Essa prorrogação do prazo, vale para os beneficiários que moram no Brasil e no exterior. 

A comprovação continua sendo feita pelos bancos e aqueles que quiserem e puderem, já podem realiza-la, para evitar ir até as agências quando estiver cheia.

Todos os segurado do INSS devem fazer a prova de vida, todos os anos.  Independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento.

Essa é uma medida feita desde 2012 para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano.

Caso o pensionista não faça a prova de vida pode acarretar na suspensão do benefício do segurado.

Como está sendo feita a prova de vida nos bancos?

Itaú

Os segurados podem ir até uma agência, que abre de forma diferente para atender de forma exclusiva o público de aposentados, pensionistas e outros grupos de risco das 9 até as 10 horas da manhã. Esse procedimento é realizado no guichê do caixa.

Santander

O beneficiário pode fazer por meio de uma agência com o gerente ou no autoatendimento. 

Porém, desde o começo da pandemia, algumas agências estão dando prioridade em atender  idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h.

Bradesco

A prova de vida está sendo realizada para aqueles que têm biometria, podendo fazer o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas.

Banco do Brasil

O segurado, representante legal ou procurador, deve ir até a agência para digitar a senha cadastrada ou capturar a biometria do próprio beneficiário. O processo também está sendo feito pelos terminais de autoatendimento utilizando a biometria.

Caixa Econômica Federal

Os segurados do INSS estão sendo atendidos no horário de expediente bancário de 8h às 12h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!