Vestibular 2021 da UERJ tem edital publicado; confira as novidades

Na última sexta-feira, 23, a UERJ divulgou o edital do seu Vestibular 2021. O processo seletivo será mais simplificado que as edições anteriores com apenas um exame de qualificação e a prova discursiva.

publicidade
Vestibular 2021 da UERJ tem edital publicado; confira as novidades
Vestibular 2021 da UERJ tem edital publicado; confira as novidades (Imagem/Reprodução Google)

No edital os estudantes podem conferir datas importantes, obras cobradas e conteúdos programáticos.

Inscrições

A partir do dia 29 de outubro a 18 de novembro os estudantes poderão efetuar a inscrição por meio do site da instituição www.vestibular.uerj.br.

publicidade

A taxa é de R$ 72 e a solicitação de isenção já foi realizada e teve sua lista divulgada. Veja a seguir o passo a passo:

  • Acessar o site;
  • Ler e concordar com as normas do Edital;
  • Realizar o cadastro o cadastro no sistema de concursos do DSEA;
  • Preencher o formulário de inscrição;
  • Responder ao questionário Sociocultural;
  • Imprimir o boleto de inscrição;
  • Realizar o pagamento da taxa de R$ 72 (aplicável apenas àqueles estudantes que não foram contemplados com a isenção).

Após efetuar o pagamento, o documento de Confirmação de Inscrição, estará disponível também no endereço eletrônico.

Provas

Pensando no momento de pandemia que vivemos, a UERJ decidiu pela simplificação do processo seletivo, assim no dia 28 de fevereiro serão submetidos ao exame de qualificação (composto de 60 questões divididas em:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os aprovados nessa etapa deverão participar do exame discursivo em 24 de abril de 2021 (uma prova de redação e duas provas discursivas de conteúdo específico).

publicidade

Para o exame de qualificação a instituição cobrará dos estudantes o livro Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Já na redação será cobrado 1984, de George Orwell.

E, por fim, para as provas de língua portuguesa e literatura, os estudantes precisam ter conhecimentos sobre o livro Sonetos, de Luís de Camões.

Academia de bombeiros militares

O vestibular para a academia de bombeiros, que comumente acontece juntamente com o Vestibular da UERJ, será realizado de forma isolada em 2021. Assim, a inscrição para o exame terá início em 18 de novembro indo até 30 do mesmo mês.

publicidade

As provas serão realizadas em 10 de janeiro de 2021, e nessa edição os candidatos devem responder a 50 questões de múltipla escolha mais uma redação.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a todas as informações sobre os vestibulares em todo o país.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.